Todo homem que tem ou sonha em cultivar uma bela barba no rosto certamente já se fez um monte de perguntas. Afinal, as dúvidas sobre barba são infinitas e parece que a cada dia surge uma nova entre a nossa comunidade de lenhadores.

Isso é normal, cara! Inclusive, porque há mitos e verdades sobre os fios faciais. Porém, para ajudar a esclarecer algumas questões comuns, preparamos esse miniguia com muitas perguntas e respostas sobre cuidados com sua barba! Bora começar?

Quando usar o balm para barba, o shampoo, o óleo e o esfoliante?

Mano, bota uma coisa na cabeça: nécessaire de barbudo é coisa sagrada e, no mínimo, tem que ter esses produtos aí de cima. Apesar disso, ainda tem muito cara que não sabe bem diferenciar o papel de cada um deles. Relaxa! A gente vai resumir:

  • balm: dá volume, alinha, hidrata, acaba com o frizz e dá uma textura como nenhum outro produto;
  • shampoo: fundamental para a rotina de higiene do barbudo, deve ser utilizado diariamente, pois mantém os fios limpos, hidratados, macios e cheirosos;
  • óleo: é natural e serve para hidratar tanto os fios como a pele, além de fortalecer a barba;
  • esfoliante: em forma de pasta, serve para ajudar na limpeza da pele, abrindo os poros, hidratando e proporcionando o crescimento dos fios. A frequência recomendada pra esse produto é de duas vezes na semana, dependendo do seu tipo de pele.

Todos esses produtos (balm, shampoo, óleo) são indicados para o uso diário, especialmente após o banho. Eles ajudam a manter a saúde da barba e da pele e proporcionam o visual impecável o dia inteiro.

CONHEÇA MAIS SOBRE ESSES PRODUTOS

Devo usar algum tipo de produto para cabelo na barba?

Irmão, você leva brócolis pro churrasco? Ele até vai matar a fome da galera, mas nada como uma picanha, concorda? É a mesma coisa com os cosméticos: até dá pra usar, mas não pode esperar o mesmo resultado!

Mas, vamos lá! O couro cabeludo tende a ser muito mais oleoso que o rosto e, portanto, os produtos de cabelo costumam agir para reduzir isso. Se aplicados na barba, podem causar um ressecamento excessivo, entre outros problemas, sacou? Então, cada coisa com a sua função original.

SAIBA MAIS

Posso secar a barba com secador quente?

Uma das principais dúvidas sobre barba é na hora de secar, principalmente quando se tem um volume de lenhador. Rola usar secador, mas não muito quente para não ressecar ou “quebrar” os fios. O ideal é deixar frio ou morno. Deixe uma distância de um palmo e utilize um pente de madeira para desembaraçar.

APRENDA A SECAR A BARBA

Como e quando usar o shampoo para barba?

Todo santo dia, camarada! Separe um espacinho na prateleira do banheiro para seu shampoo de barba e outro para a cabeleira. Como dissemos, usar um único produto pra tudo não é o mais indicado.

VEJA COMO USAR SEU SHAMPOO

Qual a ordem de uso dos produtos para barba?

Entre as principais dúvidas sobre barba está também a sequência correta dos produtos. Basicamente, podemos adotar a seguinte ordem: shampoo, esfoliante para pele, balm e óleo, dependendo dos objetivos. É claro que tem muitos outros cosméticos que você pode usar, mas não são necessariamente do dia a dia.

SAIBA MAIS

Como resolver pelos partidos e pontas duplas na barba?

Você tem aparado sua barba? Se não, o ideal é começar. Afinal, é a forma mais eficiente para acabar com as pontas duplas e quebradiças. Além disso, essa prática contribui para o crescimento saudável dos fios. Por fim, é fundamental hidratar a barba diariamente.

Além das dicas anteriores, produtos específicos para barba e bigode, como shampoo, balm e esfoliante, contêm nutrientes e vitaminas que contribuem com esse processo. Por fim, aparar as pontas, manter a pele saudável, praticar atividades físicas e manter uma alimentação equilibrada são hábitos que também ajudam muito.

APRENDA A HIDRATAR A BARBA

Como lidar com a barba falhada?

Olha, sinceramente, barba falhada tem seu respeito! Mas, se essa é uma das dúvidas sobre barba que você tem e você não curte, não precisa se desesperar: o lance é ter um pouquinho de paciência e, claro, se empenhar nos cuidados.

Primeiro, descubra as causas das falhas, afinal, há vários fatores responsáveis. Por exemplo, má alimentação, estresse e falta de exercícios podem contribuir com o problema. Além deles, há também casos de alopecia e aí, irmão, o mais indicado é buscar um dermatologista.

Por fim, resta apenas cuidar bem da barba. O próprio crescimento natural dos fios ajuda a disfarçar, ainda mais quando se define um desenho pra ela. Vale reforçar ainda sobre o uso de produtos específicos e de boa qualidade, pois são formulados com nutrientes e vitaminas que fortalecem os pelos, abrem os poros, hidratam,dão volume e estimulam o crescimento saudável dos fios.

SAIBA MAIS SOBRE CRESCIMENTO DA BARBA

Como lidar com a barba rebelde?

Não tem pelo rebelde que resista a um bom balm de qualidade. Entretanto, a velha tesoura também pode dar um jeito neles. Por isso, nunca deixe de aparar as pontas e sempre modele o seu volume ideal.

CONTROLE OS FIOS REBELDES

Como lavar a barba grande sem ter que tomar banho junto?

Não existe uma regra, brother. Cada um tem suas preferências. É claro que no banho fica mais cômodo e não molha o banheiro todo, mas tem barbudo que prefere fazer de frente ao espelho e dedicar um bom tempo na pia para a higiene da barba. Enfim, o importante é usar os produtos certos, independentemente do lugar.

CONHEÇA MAIS CUIDADOS ESPECIAIS

Como alinhar ou relaxar a barba?

Cara, se você largar a sua barba de mão, certamente ela vai crescer disforme, com pontas, ressecar e até causar coceiras e vermelhidão. Para deixá-la relaxada, é preciso hidratá-la e proporcionar a maciez que sua pele merece. Isso é possível com óleos, hidratantes, shampoos.

Já para deixá-la alinhadinha, lembre-se de aparar e raspar as laterais. Além disso, um bom pente de madeira é acessório fundamental no nécessaire de todo barbudo!

SAIBA TAMBÉM COMO DEIXAR A BARBA MACIA

Como limpar os acessórios da barba?

Não tem coisa pior do que abrir o nécessaire e ter a impressão de que um cachorro dormiu lá dentro. Por isso, é preciso limpar os acessórios antes de guardar. O barbeador elétrico, por exemplo, costuma vir com uma escovinha própria pra tirar os excessos.

Quanto aos pentes, não tem problema passar água corrente ou mesmo dar uma assopradinha para não restar nenhum fio perdido, mas sempre os deixando bem secos. Afinal, por serem de madeira, deve-se tomar cuidado com a umidade e formação de fungos.

CONHEÇA OS ACESSÓRIOS MAIS IRADOS

Quem pode usar os produtos da Barba Brava?

produtos para barba

Barba Brava é uma das marcas mais renomadas de cosméticos para barba, cabelo e bigode. Porém, quem disse que só os marmanjos podem usar? Os produtos que agem na pele, como esfoliante e óleo, por exemplo, também servem para as mulheres. Então, que tal dividir uns frascos com a namorada?

CONHEÇA TODOS OS PRODUTOS BARBA BRAVA

Essas foram as principais dúvidas sobre barba que muitos barbudos ainda se perguntam. Resumindo, tem muito mito e historinha sobre os cuidados especiais que precisamos ter, mas o segredo é só manter a higiene em dia, aparar os pelos e, claro, contar com produtos de qualidade.

Gostou deste post? Se quiser mais dicas sobre o assunto, basta acompanhar as novidades toda semana em nosso blog.

Veja quais são os produtos mais vendidos da BARBA BRAVA:

One thought on “Dúvidas sobre barba? Veja as respostas!

  1. Paulo César Daniél says:

    Faz uns dois meses que passo navalha pra desenhar mais estou notando que minha barba onde há o desenho fica uma mancha branca da navalha e varia e some o que pode ser obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *