Sim, barbudos podem ter, em geral, a pele um pouco mais oleosa. Mas antes de decidir por arrancar a sua barba, recomendo que leia até o final, porque esse problema tem solução. 

Antes de tudo, é importante desmistificar o motivo pelo qual deixar a barba crescer pode pode aumentar a oleosidade no seu rosto. Não é nem um bicho de sete cabeças. Vamos lá?

Entendendo sobre oleosidade e fios

Os pelos que crescem no corpo, em toda a sua glória e volume, sejam no couro cabeludo quanto no rosto, ajudam a estimular um processo fundamental entre pele e fios: as glândulas sebáceas que produzem gordura. Ou seja, quanto maior o crescimento de um fio no seu rosto, maior é a produção da oleosidade, pois os pêlos dependem dessa oleosidade para receber nutrição e hidratação. Isso vale tanto para barbas cheias como para quem está começando a se tornar um barbudo. 

Mas isso não significa que você não possa ter a sua barba com uma produção de oleosidade equilibrada e saudável. Para entender melhor como obter esse resultado, precisamos falar também da pele.

Se você já tem pele oleosa

Nesse caso, a pele oleosa pode ser um fator a mais no desenvolvimento da oleosidade quando deixa a barba crescer. É importante ter com você um cuidado especial no rosto, que inclua esfoliação e higienização. Além disso, não esqueça de fazer uma hidratação. Senão vai rolar o famoso efeito rebote e seu rosto vai ficar cada vez mais oleoso. 

Para cultivar a barba longe de preocupações da oleosidade, siga a rotina de cuidados que você já tem para o rosto e implemente uma nova para os pelos da barba. Não use o seu sabonete de rosto na barba porque vai dar ruim. Dê preferência para usar um shampoo específico para barba, que além de ser compatível com o PH da pele do rosto, possui os ingredientes na medida certa para remover o excesso de oleosidade e não ressecar a pele ou os fios.

Além disso, sempre que for lavar a barba, prefira a água fria ou a não tão quente. 

Se passou a ter oleosidade após deixar a barba crescer

Neste caso, a resposta está na falta de uma rotina de higienização, limpeza e nutrição para a pele e a barba. No caso da pele, você precisa de produtos específicos para o tipo de pele, seja ela oleosa, seca, normal ou mista. 

Para a barba, o segredo está no cuidado constante. Produtos específicos para a região, com fórmulas que realmente vão te ajudar a manter a saúde da pele e fios. 

Nos dois casos, para evitar a oleosidade, você precisa

Manter a higiene sempre em dia, do rosto e da barba, removendo as impurezas acumuladas ao longo do dia, seja decorrente de atividades físicas, exposição à poeira e fumaça, refeições que podem sujar a barba, etc. Além disso, vale a pena fazer uma esfoliação de vez em quando.

A esfoliação vai ajudar a retirar a pele morta, renovar a saúde dos poros e evitar caspa, sem machucar a sua pele. Sempre use produtos específicos. Cuidado ao apelar para receitas caseiras que podem piorar a situação do seu rosto.

Também é essencial que você mantenha seus acessórios para a barba sempre limpos. Você pode aprender tudo sobre isso, aqui.

Como hidratar a barba se tenho a pele oleosa?

Se você deseja manter sua barba hidratada com algum produto mas tem receio de que o óleo para barba possa deixar sua barba mais oleosa, não se preocupe pois o uso do óleo para barba, em pequenas quantidades, acaba ajudando a equilibrar a oleosidade da pele do rosto, já que a sua pele vai perceber os fios hidratados e não terá que se esforçar tanto produzindo oleosidade (que geralmente acaba não conseguindo chegar até as pontas dos fios naturalmente e se acumula na base, ou seja, na pele). Ou se você considerar a textura do óleo para barba muito “oleosa” para você (afinal, um bom óleo para barba é 100% óleo), então talvez você prefira usar algo como o sérum para rosto e barba, que ajuda a controlar a oleosidade enquanto se mantém hidratado. 

Além do óleo e do sérum, você tem também como alternativa o balm, que tem uma textura intermediária entre o óleo e o sérum e também ajuda a alinhar os fios. Mas atenção: não precisa sair usando TODOS os 3 produtos de uma só vez! Você pode ver o que funciona melhor para você, seu tipo de pele, suas preferências de rotina diária e até mesmo em textura. Mas algo que certamente não pode faltar no seu arsenal é o shampoo para barba, como mencionamos acima.

E se eu não cuidar?

Pra ter uma barba FODA e sem oleosidade, não tem jeito, precisa cuidar. Além da pele oleosa, você pode ter mal cheiro na região, descamação da pele abaixo da barba, queda de pelos – resultando em falhas visíveis – e irritações na pele, sintomas de dermatite seborréica. Tudo que um barbudo não quer. 

Por isso, o conselho de hoje é: reveja a sua rotina de cuidados com a pele. Se você não tiver uma, passou da hora de começar. E para a barba, use produtos que contribuam para a saúde dos fios diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *