Termo muito utilizado no mundo dos cabelos, o frizz é nome dado a um processo que pode ocorrer tanto nos pelos do cabelo quanto nos fios da barba. Vamos te explicar! 

Conhecendo o tal do frizz

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo frizz, especialmente em conversas sobre cabelos, pontas duplas, etc. Porém, o frizz não é uma exclusividade dos pêlos do couro cabeludo: na barba isso pode ser muito mais comum do que você imagina. 

Todos os pêlos do corpo são revestidos por camadas, quase que com um aspecto de “escamas”, quando postos sob uma análise microscópica. Essas “escamas” são conhecidas como as cutículas dos pêlos. As cutículas, quando o fio resseca, pode se abrir ao meio, ocasionando em pontas duplas e, muitas vezes, também o famoso “frizz”. 

O frizz é responsável por aquele fio opaco que desponta na barba, se desalinhando da curvatura natural de crescimento da sua barba. Além disso, também pode trazer aspereza na barba, uma sensação que pode ser bem desagradável com o seu date, não? Então vamos te ajudar a entender um pouco sobre o frizz e o que fazer para reduzi-lo no seu dia a dia!

Principais causas do frizz

Percebendo que os fios rebeldes e ressecados são as principais características desagradáveis do frizz, partimos agora para o entendimento de que este problema pode acometer, inclusive, quem já realiza uma rotina de cuidados diários com a barba. 

Isto porque existem causas diversas que podem gerar o frizz que você não esteja se atentando. Mas não fique pra baixo, pois vamos te elencar aqui algumas delas:

Frio: O frio resseca tudo, pele, cabelos e adivinha? Sim, a barba também. A razão para isso acontecer está no fato de que as baixas temperaturas fazem com que a pele fique mais seca e feche os poros dos fios, reduzindo a nutrição natural que os pelos receberiam do corpo. O frio, contribuindo para este ressecamento, contribui para que as escamas dos pêlos que falamos anteriormente também abram, causando fios opacos, quebradiços e despontados na barba.

Genética: Sim, alguns barbudos podem ter características vindas da genética que podem tornar os fios mais propensos ao frizz. Geralmente essas pessoas também sentem um atraso no desenvolvimento da barba e, quando ela cresce, não é da forma que você esperava. 

Higiene: E para quem não realiza cuidados com a barba, a má higienização pode ser um fator preponderante para que o frizz apareça na sua barba.

Isto porque os detritos ou impurezas que ficam na barba podem dificultar a hidratação da pele, gerando, além do próprio frizz, também a ocorrência de coceiras, irritação na pele e acne.

Falta de hidratação: Assim como o cabelo e a pele, a sua barba também precisa de hidratação. Use sempre produtos específicos para isso e veja que o cuidado contínuo vai diminuir significativamente o frizz.

Como combater o frizz?

Como falamos anteriormente, a principal causa do frizz está no ressecamento dos fios. Para quem enfrenta este problema, é necessário apostar na nutrição e na hidratação dos fios da barba de forma contínua.

Cuidados que ajudam a reduzir o frizz na barba

Existem algumas dicas que podem ajudar ainda mais no controle do frizz. Confira abaixo:

  1. Esqueça aquela história de usar o shampoo para cabelo na barba. Os produtos formulados para a barba tem características exclusivas que trarão benefícios diretos aos fios do seu rosto, diferenciando-se, assim, dos produtos para cabelos. Usar produtos feitos para o cabelo na barba pode agredir a pele do seu rosto ou ressecar os fios da barba no  longo prazo, causando o frizz. Dessa forma, é essencial utilizar um shampoo para barba. Um shampoo para barba possui propriedades específicas para a pele do rosto, que possui PH, oleosidade e sensibilidade diferentes da pele do couro cabeludo. 
  2. Lave a barba diariamente, tendo cuidado de passar um condicionador específico para barba. Com o uso do condicionador, você terá mais maciez e hidratação nos fios, fugindo de vez do ressecamento. Ainda, é recomendável finalizar com balm para barba ou óleo para barba, visto que auxiliam a modelar sua barba e nutrí-la com os ingredientes necessários para o crescimento saudável e sem pontas duplas.
  3. Penteie a sua barba com frequência. Com a simples rotina de utilização de um pente de madeira para pentear a barba, principalmente após o banho, ao contrário do pente de plástico, o pente de madeira não gera eletricidade estática – que por sua vez poderia deixar os fios da barba espetados. Essa rotina também pode ser realizada de forma combinada com a utilização de um produto como balm ou óleo de barbear, a fim de espalhar o produto, facilitando o desembaraço da barba. De maneira bem simples: aplique óleo ou balm para barba, penteie com seu pente de madeira e pronto! 
  4. Apare a barba frequentemente. Esta é uma estratégia fundamental para ajudar a manter um aspecto bacana e alinhado na barba. Ao aparar, procure especificamente podar os fios mais compridos ou espetados que saem para fora da linha principal da barba, incluindo os fios espetados por conta do frizz. 

 

Inclua na sua rotina um produto que entrega hidratação e nutrição

Além de todas as dicas que mencionamos anteriormente, é fundamental incluir na sua rotina um produto que entregue altos índices de hidratação e tratamento em fórmulas leves e não irritantes. A resposta está no  Balm para Barba – BARBA BRAVA.

 

Quais as vantagens do Balm para Barba BARBA BRAVA?

Além das tradicionais características de reduzir o frizz, o Balm para Barba – BARBA BRAVA tem em sua composição, óleos essenciais de semente de uva, óleo de argan e manteiga de karité que tratam e nutrem os fios. 

Outro benefício importante e instantâneo do uso do Balm é o alinhamento dos fios. Ele confere uma maior maleabilidade aos fios ao modelá-los levemente, sem fixar ou deixar com o aspecto “duro”. Pelo contrário, ganhará em maciez e alinhamento. Essa característica é muito útil no combate ao frizz.

Ele também tem componentes importantes que reduzem a irritação da sua pele com ação antioxidante e anti-inflamatória. E ao contrário do que você pode estar pensando, ele não pesa na sua pele ou fios. Este balm foi formulado para ser rapidamente absorvido, contribuir para o volume e modelar sem deixar aquela sensação de barba imóvel e artificial. 

Veja aqui como você deve aplicar esse produto:

Ah, e não tem essa de não curtir o cheiro do produto. Pensando na variedade de gostos, disponibilizamos o Balm para Barba BARBA BRAVA em três aromas diferentes:

Fresh Woods: aroma herbal-amadeirado composto pelos óleos essenciais do cedro, tea-tree, menta e patchouli.

Citrus Woods: mix cítrico-amadeirado  com origem no petitgrain, capim-limão, tea-tree e sândalo.

Coffee Blend: sofisticado aroma de café torrado, com notas de noz-moscada e cravo.

Com esse guia completo de cuidados para reduzir o frizz da barba e o uso do balm, a conclusão da sua saga para se tornar um barbudo de respeito estará cada vez mais próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *