O mundo dos produtos para o cuidado com a barba pode parecer cheio de produtos e confusão em relação ao que são, pra que servem e como usá-los, especialmente se você é novo no assunto ou está deixando a barba crescer e nunca usou nenhum produto antes.

 

Com isso em mente, organizamos esse guia prático definitivo para o Óleo para Barba, respondendo às dúvidas mais frequentes sobre esse produto indispensável na manutenção de uma barba cheia e saudável.

 

Se você tiver alguma dúvida específica que não tenha sido respondida nesse post, deixe sua pergunta nos comentários e iremos respondê-la – e se for o caso atualizaremos o post com a pergunta e resposta.

óleo para barba

Pra que serve o óleo para barba?

Óleo para Barba age como um agente condicionador leave-in, ou seja, você aplica na barba e deixa o produto sem enxágua-lo, pois os benefícios são mantidos ao longo do dia. Além de atuar na hidratação da barba, tão importante quanto é a ação na pele sob a barba.

Toda a pele produz uma oleosidade natural, também conhecida como sebo, e ela é essencial para a saúde geral da sua barba, hidratação e aparência. No entanto, essa oleosidade natural pode a) ser removida por alguns produtos usados para lavagem e b) não ser o suficiente para atingir até a ponta dos fios mais longos. Por esse motivo, o óleo para barba ajuda a repor e complementar essa proteção, evitando que sua barba se torne ressecada, dura e espetada, enquanto ainda adiciona uma fragrância e um leve brilho.

Quais os benefícios do óleo para barba?

O óleo para barba (às vezes chamado de óleo de barba) tem diversos benefícios, tanto para a pele do barbudo, como para os fios em si. Vale destacar que os resultados sempre serão mais visíveis após o uso correto do cosmético e com a combinação perfeita com outros produtos, como o shampoo, o condicionador e a pasta esfoliante.

 

A seguir, destacamos alguns desses benefícios essenciais do óleo para barba. Confira!

  • hidrata os fios da barba: Conforme sua barba cresce é normal que os fios fiquem ressecados, principalmente nas extremidades. O óleo ajuda a compensar hidratando os fios por inteiro;
  • fortalece os fios: O óleo de jojoba em combinação com o óleo de argan têm uma ação incrível no bulbo capilar e na estrutura dos fios, reparando e fortalecendo o bulbo bem como as escamas dos fios de modo que fiquem mais resistentes à quebra e à queda;
  • ação condicionante: Devido à natureza emoliente dos ingredientes, sua barba não fica ressecada, mesmo em condições adversas como a exposição ao sol ou ambiente seco;
  •  torna sua barba mais macia: com a hidratação e o condicionamento, os fios ficarão mais maleáveis e menos “duros”. É mais fácil também alinhar os fios com o pente para barba após o uso do óleo para barba;
  • dá brilho e vida: sua barba ficará com brilho e aparência viva, resultado da hidratação e nutrição dada;
  • deixa sua barba com cheiro incrível: sua barba ficará com um cheiro incrível e extremamente masculino. Como a fragrância do óleo para barba BARBA BRAVA é obtido de forma natural, o cheiro é mais forte na aplicação — com uma sensação refrescante e energizante — e fazendo um fade out suave com o passar das horas;
  • é fácil de usar — não há mistérios para a aplicação do óleo para a barba, que deve ser usado sempre após a higienização com shampoo e condicionar e após a secagem adequada do rosto;
  • é muito econômico — uma quantidade mínima na palma da mão, que seja capaz de preencher toda a região da barba já é mais do que suficiente para o uso cotidiano do óleo para barba;
  • complementa a ação de outros cosméticos — o óleo por si só já tem um alto poder de hidratação. Porém, o uso em conjunto com um condicionador, por exemplo, pode potencializar ainda mais essa ação;
  • regula a oleosidade natural da pele — o “sebo” produzido pela pele é essencial para a saúde da barba, porém, sua produção não deve ser nem muito e nem menos. Os componentes do óleo ajudam a manter esse equilíbrio adequado e, consequentemente, melhoram a aparência natural dos fios;
  • evita coceiras e irritações — por conter óleo de argan e de semente de uva, o cosmético tem uma ação antinflamatória e reduz as irritações na pele.

Do que é feito um bom óleo para barba?

Nem todo óleo para barba é feito igual. Muitos produtos no mercado são chamados de “óleo para barba”, mas frequentemente de óleo mesmo eles têm muito pouco. Por isso é importante entender de que é composto um bom óleo para barba para que você saiba como encontrar um bom óleo para barba.

Essencialmente um bom óleo para barba é composto de um conjunto de óleos vegetais, que é o que faz a maior parte do trabalho de condicionamento e hidratação da barba, além de amaciar os fios e pele por baixo dele. Um bom óleo para barba usa também óleos essenciais pra dar fragrância e benefícios extras para sua barba, pois alguns deles possuem benefícios anti-inflamatórios, antibacterianos, antifúngicos e antioxidantes. Muita atenção no rótulo, pois muitos óleos para barba usam perfume ou fragrância sintética para apenas dar um “cheirinho” ao produto, sem que esse ingrediente esteja fazendo nada para sua barba e, em alguns casos, pode até mesmo provocar alergias devido à proximidade do nariz e olhos.

 

Alguns Óleos Vegetais e Essenciais encontrados em bons óleos para barba:

  • Óleo de Jojoba
  • Óleo de Semente de Uva
  • Óleo de Argan
  • Óleo de Café Torrado
  • Óleo Essencial de Cedro
  • Óleo Essencial de Melaleuca (tea-tree)
  • Óleo Essencial de Menta
  • Óleo Essencial de Patchouli
  • Óleo Essencial de Petitgrain
  • Óleo Essencial de Capim Limão
  • Óleo Essencial de Sândalo

 

Todos os óleos acima são extraídos da semente, caule, folha ou cascas de plantas e árvores, o que torna um óleo para barba que seja 100% natural e vegetal, um produto vegano.

No Óleo para Barba da BARBA BRAVA você encontra todos os ingredientes acima.

 

O óleo para barba tira a coceira da barba?

homem com coceira na barba

Sim, o óleo para barba ajuda a prevenir e eliminar a coceira na barba. 

Em barbas curtas: O tipo mais comum de coceira na barba ocorre durante as primeiras semanas da fase de crescimento, quando os fios começam a curvar e espetar a pele. Durante esse período, sua pele precisa se adaptar ao novo crescimento e pode ainda não estar produzindo oleosidade suficiente, deixando sua pele mais ressecada. O Óleo para Barba ajuda a amaciar os fios da barba e adiciona uma camada extra de hidratação na pele do rosto, na região da barba.

Além disso, alguns óleos essenciais têm função anti-inflamatória, o que ajuda a reduzir inflamações provocadas por pelos encravados, que por sua vez geram coceira e desconforto.

Em barbas longas: Outro tipo de coceira que pode ocorrer, agora em barbas mais longas, é devido a um ressecamento excessivo na pele sobre a barba, onde os fios mais longos absorvem toda a oleosidade natural da pele sem deixar o suficiente para a hidratação da própria pele. Nesse caso é recomendado o uso de Shampoo e Condicionador específicos para barba, que irão limpar e remover detritos e sujeira que se acumulam na barba ao longo do dia, e então na sequência usar o óleo para barba (já com a barba seca), se possível distribuindo-o com o uso de um pente para barba ou uma escova para barba, que irá ajudar a espal-lo de forma mais homogênea na barba. Cuidado para não lavar sua barba com muita frequência. Se você tem enfrentado coceira, recomenda-se a lavagem com Shampoo e Condicionador para Barba de 3 à 5 vezes por semana.

Óleo para barba tem algum efeito colateral?

O Óleo para Barba é de longe o produto para barba mais seguro a ser usado com menor incidência de efeitos colaterais, devido ao seu uso majoritário (ou integral, no caso do óleo da BARBA BRAVA) de óleos naturais, de origem vegetal, ele é menos propenso a desencadear uma reação alérgica. Dito isso, todo produto cosmético pode causar reações alérgicas em peles sensíveis ou com irritação a algum dos ingredientes, mas essa não é uma exclusividade do óleo para barba.

Quando eu devo começar a usar óleo para barba?

O óleo para barba é indicado para barbas a partir de 2cm de comprimento e principalmente para barbas mais longas. Caso você esteja deixando a barba crescer e esteja enfrentando coceira, pode usar umas gotas de óleo para barba para ajudar a amenizar – ou usar um Balm para Barba no lugar.

Em que momento eu uso o óleo para barba?

O Óleo para Barba pode ser usado pela manhã, após lavar o rosto e/ou antes de sair de casa (pra quem sai de casa pela manhã). Alternativamente, você pode aplicar o óleo para barba à noite e deixá-lo agindo antes de dormir. O ideal é estar com a barba limpa para aplicar o óleo para barba, por isso evite aplicá -lo depois de ter passado horas exposto a sujeira, fumaça, poeira e poluição sem ter lavado a barba. 

Posso usar óleo para barba com a barba molhada?

O ideal é secar sua barba antes de aplicar o óleo para barba, afinal óleo e água não se misturam bem winking face Aplicar o óleo para barba com os fios molhados irá afetar a absorção do óleo pelos fios e pele do rosto. Se sua barba estiver úmida (tal como ela costuma ficar após secar bem com uma toalha) então já pode aplicar o óleo para barba.

Quantas vezes por dia devo usar o óleo para barba?

De modo geral recomendamos o uso do óleo para barba uma vez ao dia. Caso sua barba esteja particularmente ressecada ou você não faça uso de outros produtos hidratantes (como condicionador para barba, balm para barba ou sérum para barba), aí você pode usar até 2x ao dia.

Quanto de óleo para barba eu devo usar?

O óleo para barba BARBA BRAVA vem em uma embalagem prática com dosador pump, facilitando a aplicação e evitando desperdícios. Abaixo, um sugestão de como usar essas quantidades:

Para barbas em desenvolvimento, de até 1cm: 1 pressionada do dosador pump.

Barbas de 1cm até 4cm: de 1 a 2 pressionadas do dosador pump.

Barbas de 4cm até 8cm: de 2 a 3 pressionadas do dosador pump.

Barbas acima de 8cm: de 3 a 5 pressionadas do dosador pump.

 

O ideal é você ver o que funciona pra você, pode ser que a combinação de comprimento da sua barba e o seu tipo de pele requeira mais ou menos do que a quantidade indicada. Por isso experimente e veja o que funciona pra você.

Como aplicar o óleo para barba?

Não tem segredo: aplique na mão a quantidade de acordo com o tamanho da sua barba (vide acima) e espalhe em toda a região da barba, pode massagear para o produto penetrar até a região da pele sob os fios mesmo. Se você tiver à disposição um Pente para Barba ou Escova para Barba, isso irá ajudar bastante a espalhar de forma mais homogênea o óleo entre os fios da barba e já vai no processo massagear a pele, aumentando a circulação sanguínea (que é ótimo para o crescimento dos fios), ajuda a desembaraçar os fios e já os deixa alinhados pronto pra batalha!

como usar óleo para barba

Tenho a pele oleosa, ainda posso usar óleo para barba?

Sim! É muito comum nós barbudos termos a pele mais oleosa naturalmente, então essa é uma dúvida muito comum. O interessante é que o uso do óleo para barba pode ajudar a equilibrar a oleosidade da pele, já que quando sua pele percebe que os fios estão hidratados, ela não vai se esforçar tanto para produzir oleosidade que acabaria se acumulando no rosto já que no caso dos fios mais longos essa oleosidade natural da pele não chega até as pontas dos fios. Com isso, o uso continuado do óleo para barba vai ajudando a controlar essa oleosidade pra ficar no ponto ideal – nem muita, nem pouca.

Se você tem a pele oleosa, comece usando uma quantidade menor do óleo para barba e/ou uma frequência menor. Como por exemplo, você pode começar usando apenas uma pressionada do dosador diariamente ou então usar em dias alternados. Com o tempo sua pele vai se adaptando e você vai sentir que pode aumentar a quantidade pra ficar com uma pele e barba incrível.

Quanto tempo leva para o óleo para barba agir?

O óleo para barba é um dos produtos onde imediatamente após a primeira aplicação você já começa a perceber os benefícios. Sua barba começa a ficar mais macia já no primeiro dia; O toque na barba fica muito mais agradável. A partir do quinto dia você já vê uma melhora bem significativa na sua barba em termos de aparência (maciez, brilho, maleabilidade dos fios, fios mais comportados) e no toque.  Pode levar até algumas semanas para você perceber todo o potencial da sua barba se manifestando, especialmente se você tem uma barba mais longa.

O Óleo para Barba pode fazer minha barba crescer mais rápido?

Algumas marcas afirmam que o óleo para barba (e outros produtos) podem estimular o crescimento da barba, mas existe pouca evidência científica para embasar essas afirmações. O que o óleo para barba PODE SIM fazer é fortalecer os fios existentes, aumentando sua vida útil, fazendo com que os novos fios que nascem somem-se aos já existentes, que por sua vez resulta em uma barba mais cheia. Fios mais fortes também significam fios menos quebradiços, que por sua vez também resultam em uma barba mais cheia. Por fim, o uso continuado do óleo para barba ajuda a reduzir a queda provocada por ressecamento do bulbo capilar e, advinha: resulta em uma barba mais cheia e fios mais longos!

Nós já fizemos um post bem completo sobre produtos para fazer a barba crescer, que você pode encontrar aqui: https://www.barbabrava.com.br/blog/produtos-para-fazer-a-barba-crescer-sera-que-funcionam/

Além disso, damos várias dicas sobre como deixar a barba crescer: https://www.barbabrava.com.br/blog/como-deixar-a-barba-crescer-do-zero/

Como encontrar o melhor óleo para barba para você?

Agora que você sabe o que é, para que serve e como usar o óleo para barba – como fazer para escolher o SEU ÓLEO PARA BARBA em meio a tantas opções? 

  • Procure empresas de boa reputação: A primeira dica é procurar empresas com boa reputação, que já estejam há algum tempo no mercado, que sejam especializadas em produtos para barba e que tenha boas avaliações dos clientes. Então procure se informar quando a marca que você está interessado surgiu; quais são os outros produtos que eles fazem; Procure em sites como Reclame Aqui se há reclamações dessas empresas que não tenham sido resolvidas
  • Veja as resenhas/avaliações de outros usuários: acesse o site e procure por avaliações e opiniões de outros barbudos que já usam os produtos; 
  • Considere os ingredientes do produto: E tão importante quanto, veja a composição do óleo para barba, se é natural, de origem vegetal e a qualidade dos ingredientes usados. Fuja de óleos para barba com emolientes sintéticos, que geralmente são usados apenas para fazer “volume” no produto e dar um brilho artificial aos fios – alguns desses ingredientes são usados por serem muito mais baratos do que óleos vegetais e óleos essenciais.
  • Leve em conta a embalagem e tipo de dosador: Veja o que funciona melhor pra você. Alguns óleos para barba vêm em embalagem com dosador conta-gotas, outros com embalagem de boca larga para derramar o produto nas mãos e alguns usam dosador pump para uma dosagem mais controlada e que não deixa o produto em contato com o ar.

 

Agora a dica de ouro: Qual o melhor óleo para barba? A BARBA BRAVA é empresa pioneira em produtos para barba no Brasil, fundada em 2015. Nosso óleo para barba possui ingredientes 100% naturais, de origem vegetal, não testado em animais, com embalagem prática inovadora, fragrância obtida naturalmente e o mais importante, nosso óleo para barba tem mais de 400 avaliações 5 estrelas feitas por barbudos reais que usaram nossos produtos e aprovaram.

 

Posso usar o secador de cabelo ao aplicar o óleo para barba?

Pode sim. Você pode usar o secador de cabelo ao aplicar o óleo para barba, em conjunto com uma escova ou pente, pra selar as escamas dos fios. Como sempre, não use o secador de cabelos na temperatura máxima ao passá-lo na barba – procure usá-lo no frio ou no morno (temperatura mínima ou média).

Qual é melhor, óleo para barba ou balm para barba?

Não há um que seja melhor ou pior, eles são produtos diferentes com algumas características em comum. Em alguns casos o óleo para barba pode ser melhor, em outros casos o balm para barba pode ser melhor. Em alguns casos um pode substituir o outro e na maioria dos casos um pode complementar o outro. Falamos mais sobre as diferenças e quando usar um e outro aqui: https://www.barbabrava.com.br/blog/diferenca-entre-o-oleo-e-balm-para-barba/

 

Conheça os produtos BARBA BRAVA:

2 thoughts on “Pra que serve o Óleo para Barba e Como usá-lo

  1. Rodrigo Araujo says:

    Eu tenho uma dúvida sobre o uso do óleo e do balm com a máscara, é aconselhado usar os produtos utilizando a máscara? O suor e as gotículas que vão ficar na região vão atrapalhar o efeito desse produtos? Ou no caso seria melhor deixar para usa-los em um momento que você não esteja usando a máscara?

    • BARBA BRAVA says:

      Olá Rodrigo, ótima pergunta!
      Não há problema em usar o óleo para barba em conjunto com a máscara, já que sua principal função é hidratação e age diretamente nos fios, mesmo estando “abafado” pela máscara irá cumprir sua função plenamente. Se você for aplicar o óleo imediatamente antes de colocar a máscara, pode optar por usar uma quantidade menor do óleo caso a fragrância fique muito forte devido ao uso da máscara (se geralmente usa 2 gotas, use 1; se geralmente usa 4 gotas, use 2, etc), aí à noite reaplique o produto com a mesma quantidade que usou mais cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *