Quem nunca pensou em ter o seu próprio negócio e ganhar independência? Melhor ainda se a atividade for algo com o qual você se identifica e que combine com o seu estilo de vida, não é mesmo? Então, que tal descobrir como abrir uma barbearia e começar a investir em um mercado em alta e com um público cheio de personalidade?

Como especialistas no universo da barba, resolvemos preparar um post exclusivo para aqueles que sempre sonharam em montar o seu próprio barber shop e faturar alto com aquilo que realmente gostam. Então, sem mais delongas, vamos direto às dicas e informações. Boa leitura!

Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para abrir uma barbearia é analisar o mercado e o público local. Afinal, é fundamental você conhecer o “terreno” antes de começar a investir. Além disso, em certas localidades, pode haver um “boom” de estabelecimentos no mesmo bairro e até na mesma rua.

Isso não necessariamente significa que você não terá espaço ali, mas é preciso considerar a concorrência, avaliar quais lacunas é possível preencher para se diferenciar, qual é o público que frequenta esses lugares, entre outras questões.

Para ter respostas precisas, realize um levantamento do número de estabelecimentos, busque conversar com proprietários, vizinhos e até mesmo frequentadores. Você também pode usar as redes sociais para fazer enquetes e pesquisas mais aprofundadas.

Por fim, mensure todos esses dados e os estude com calma, antes de tomar qualquer ação.

Defina um local estratégico

como abrir uma barbearia

Após tomar a decisão de abrir uma barbearia, é hora de escolher um ponto estratégico para o negócio. Para isso, é aconselhável também seguir alguns passos importantes. Anote aí:

  • visite outros lugares e vá eliminando as opções;
  • tenha em mente um projeto arquitetônico e um layout ideal para o espaço;
  • confira bem a situação do imóvel (luz, água, IPTU, taxa de incêndio, dívidas, necessidades de obras etc.);
  • avalie as regras do espaço, especialmente, se for em galerias, condomínios ou prédios comerciais;
  • leve em consideração a segurança da região;
  • faça tudo sempre com base em contratos legais e transparentes, seja para compra do imóvel, seja para aluguel.

Crie uma identidade da marca

Nessa hora, a criatividade faz toda a diferença! Abrir uma barbearia pode não ser uma novidade hoje, mas sempre haverá espaço para ideias inovadoras, que façam o seu estabelecimento ser único. Isso é fundamental para criar uma identidade própria para a sua marca.

Como dica, comece por um conteúdo visual de impacto, como um logo e um nome criativos, sem informação em excesso. Aposte em imagens simples, fontes adequadas e ideias que chamem atenção do público-alvo.

Mantenha esse padrão para os demais canais de comunicação, como flyers, redes sociais, assim como na decoração interna.

Você também pode investir em uma linguagem própria para se comunicar com os clientes, de forma que isso represente a personalidade e a identidade de sua loja.

Como dica final, inspire-se em marcas de sucesso e também em estabelecimentos estrangeiros para buscar diferenciais que ainda podem não ser comuns por aqui.

Invista na qualificação profissional

Assim como qualquer outro tipo de estabelecimento, uma barbearia precisa oferecer serviços de qualidade e profissionais. Portanto, invista na sua capacitação e na dos demais colaboradores do negócio, por meio de cursos e treinamentos confiáveis.

Além disso, nunca deixe de acompanhar as novidades do mercado, as ações dos concorrentes e as dicas de especialistas. Para isso, esteja de olho nos melhores canais do YouTube (inclusive nos estrangeiros), nas redes sociais, nos blogs especializados, nas marcas de cosméticos e nas instituições profissionalizantes.

Aprenda sobre técnicas, estude os tipos de corte, conheça os equipamentos e saiba todas as funções dos cosméticos masculinos. Quanto mais capacitados você e sua equipe são, melhores poderão ser os resultados do seu negócio!

Ofereça serviços que agreguem valor ao cliente

Atualmente, grande parte das barbearias não se limita apenas a cortar a barba e o cabelo dos clientes. Não é difícil encontrarmos bares, jogos, estúdios de tatuagem, lojas de roupas e até festas compartilhando os mesmos espaços dos estabelecimentos.

Esses serviços “extras” contam, e muito, tanto para ajudar a criar uma identidade da sua loja como para fidelizar os seus clientes. Como dica, busque parcerias com outras marcas, reserve um espaço livre para outros investidores, consulte ideias com os fornecedores e procure renovar sempre as ações.

Invista em produtos de qualidade

equipamentos barbearia

Outra orientação fundamental para abrir uma barbearia de sucesso é contar sempre com produtos de qualidade. Afinal, de nada vale investir na capacitação profissional e deixar a desejar nos resultados finais, por conta de cosméticos duvidosos.

Os produtos para barba devem ser considerados a “cereja do bolo” do seu negócio. Afinal, são eles que dão o toque especial aos serviços, proporcionam a aparência perfeita ao cliente, permitem alinhar os fios com maestria, dão brilho, perfumam e refrescam. Ou seja, é fechar com chave de ouro!

No entanto, para que isso seja possível e tenha o devido reconhecimento do público, é imprescindível trabalhar com marcas de renome e de alta qualidade. É aconselhável padronizar e focar apenas um fornecedor.

Revenda produtos de barba

Outra estratégia interessante para aumentar a renda da sua barbearia e ajudar você a se tornar uma referência na região é revender os cosméticos utilizados pelos profissionais. Alguns fornecedores oferecem condições especiais para estabelecimentos que queiram revender seus produtos, e isso pode ser tornar um negócio bem rentável para você.

Converse com o seu vendedor e separe um espaço específico para montar um expositor ou até mesmo uma pequena loja de produtos para barba em seu estabelecimento.

Essas foram algumas dicas básicas de como abrir uma barbearia e começar a faturar em um mercado em alta. Vale reforçar que nunca existirá uma receita pronta para o seu sucesso. Tudo vai depender de investimentos, estratégias, parcerias e, claro, poder criativo para se destacar da concorrência e fidelizar cada vez mais seus clientes.

Se curtiu as ideias, aproveite para conferir outro post e veja quais são os produtos essenciais que toda barbearia deve ter.

Conheça os produtos BARBA BRAVA que você pode revender:

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