É com a chegada dos dias de calor intenso que a gente percebe que faz toda a diferença ter certos cuidados com a barba durante esse período, tanto por questões estéticas como por aliviar um pouco aquela sensação abafada no rosto. O barbudo brasileiro sabe bem como é isso, e não é à toa que muitos sentem na pele — literalmente — a mudança de estação.

Foi pensando nisso que nós resolvemos trazer dicas e conselhos infalíveis para você manter uma ótima aparência e, de quebra, se sentir mais confortável nos dias mais quentes. Sem mais delongas, vamos começar a nossa lista!

1. Mantenha a barba limpa com produtos específicos

Para manter a sua aparência em dia e por questões de higiene, o mais indicado é adotar uma rotina de limpeza do rosto e da barba. No entanto, sabemos que é normal você visitar o chuveiro com mais frequência nos dias mais quentes do ano, nem que seja apenas para se refrescar com uma ducha mais rápida.

É nesse contexto que muitos homens ficam na dúvida: precisa lavar a barba toda vez que entrar no banho na época do calor? Pois bem, vamos supor que nos dias de verão você toma de um a dois banhos completos, ou seja, com direito a shampoo e esfoliante no rosto. O fato é que não tem a menor necessidade de repetir a prática caso resolva entrar na ducha mais vezes ao longo do dia só para se refrescar.

Mas vale lembrar que há exceções, como depois de você ter entrado na piscina, no mar ou praticado alguma atividade que o fez transpirar muito. Nessas ocasiões, é recomendada uma dose extra de cuidados com a barba para retirar os excessos e reduzir os danos do sal, do cloro e do próprio sebo.

2. Seque bem a barba depois de cada banho

Alguns caras acreditam que deixar a barba úmida ou molhada após saírem do banho mantém o rosto mais refrescante, mas não aconselhamos que você siga essa prática. Existe uma maneira mais adequada de conseguir esse efeito, e com produtos específicos, como a gente vai mostrar mais adiante.

Quer um conselho bom de verdade? Sempre que sair de uma chuveirada, aplique uma toalha seca, limpa e, de preferência, exclusiva para o rosto. Afinal, compartilhar ou levar o contato de outras partes do corpo pode trazer problemas para a barba, como caspas, micoses e alergias.

Com relação ao modo de secar, a dica é evitar esfregar muito para não irritar a pele ou arrancar fios. Apertar um pouco a toalha contra o rosto já é o suficiente para o tecido absorver a água.

3. Adquira o hábito de pentear a barba

Esse é um dos cuidados com a barba no calor que, quase sempre, passam despercebidos por causa da correria do dia a dia. A prática de pentear os fios não serve só para deixá-los alinhados e arrumados, ok? O bom e velho pente para barba também ajuda, por exemplo, a desembaraçar os pelos mais enrolados, retirar algumas impurezas e a própria água do banho, assim como distribuir melhor os cosméticos pela face.

Mas vamos a alguns detalhes importantes! Primeiro, nada de usar pente para cabelo na barba, a fim de evitar os mesmos riscos envolvidos na falta de uma toalha específica para o rosto. Segundo, opte por pentes de madeira, já que o material é antiestático. Por último, jamais guarde o pente úmido ou molhado no armário, pois isso pode levar ao surgimento de fungos, mofos ou coisas do tipo.

4. Capriche na hidratação da barba

Já abordamos algumas vezes essa questão aqui no blog, mas nunca é demais reforçar que a hidratação é um dos cuidados com a barba mais básicos do nosso dia a dia, ainda mais quando está calor. Em primeiro lugar, essa prática favorece a saúde e a aparência tanto da pele como dos fios porque:

  • nutre as raízes;
  • preserva o brilho natural;
  • protege contra os efeitos provocados pela exposição à luz solar;
  • evita o ressecamento, a quebra do pelo e a formação de folículos.

Também tem a questão da sensação de refrescância que certos cosméticos proporcionam e, aí sim, o uso é recomendado para trazer um alívio no calor. Por exemplo, as pastas esfoliantes de confiança geralmente contam com óleos essenciais em sua composição, como tea tree, menta e patchouli.

Já os óleos hidratantes também são compostos de ingredientes naturalmente refrescantes e que ainda promovem uma fragrância leve e agradável. Ou seja, a hidratação da barba garante a saúde dos fios e o bem-estar do barbudo, amenizando os efeitos dos dias mais quentes.

 

5. Beba bastante água e evite certos alimentos

Além de ter cuidados com a barba, preste atenção à alimentação e à hidratação do corpo. Esse conjunto é essencial para a saúde e a aparência da pele e dos fios! Nos dias mais quentes, é natural que o nosso organismo perca mais água e, quando não a repomos com frequência, a tendência é que a nossa pele resseque.

Outro fator importante é que nós costumamos suar mais no calor — o que pode aumentar a criação dos “sebos” na barba, especialmente no caso de quem tem a pele mais oleosa. Ainda que os cosméticos ajudem a controlar ou minimizar isso, uma alimentação balanceada também é fundamental.

Portanto, evite alimentos muito gordurosos que possam agravar esse problema e consuma mais frutas e verduras nessa época, pois contribuem para hidratar e equilibrar o organismo.

Viu como o calor não é motivo para se desfazer dos seus queridos fios faciais? Ao adotar certos cuidados com a barba nos dias mais quentes e usar corretamente os produtos específicos, é possível manter um visual legal e com um aspecto saudável. Além disso, saiba que a barba ainda tem a função de proteger a pele contra os raios ultravioleta — lembrando que a radiação UVB, em especial, se intensifica no verão.

 

Curtiu as informações? Então, compartilhe este texto nas redes sociais para que seus amigos barbudos também conheçam os principais cuidados com a barba durante a estação mais ensolarada do ano.