Os benefícios de cultivar uma barba vão além das questões estéticas, elas também ajudam a proteger a pele de muitas formas. Embora muitas pessoas não saibam, a barba faz bem para a saúde, evitando desde ação do sol a alergias.

Entretanto, não basta apenas deixar a barba crescer, é fundamental cuidar diariamente da higiene e garantir que os incômodos como a caspa, coceiras e irritações vão ficar longe do seu rosto. Afinal, manter os fios saudáveis e bonitos é mais fácil do que parece.

Você sabe quais os benefícios e como a barba protege a pele? Além de ser importante para o seu estilo, a barba é essencial para a proteção do seu rosto. Descubra neste post como isso acontece e mais dicas práticas sobre como cuidar bem dos pelos faciais e mantê-los saudáveis e com uma aparência perfeita!

Como a barba protege a pele

A barba está cada vez mais presente no visual dos homens modernos e se tornou indispensável para um estilo arrojado e elegante. São muitas possibilidades para usar a criatividade e ter uma aparência única, desde as barbas grandes e volumosas, as mais aparadas e alinhadas. Ou seja, vários estilos que se encaixam perfeitamente em todos os rostos.

O que talvez muitas pessoas ainda não saibam, é que a barba também contribui para a saúde, protegendo a pele de muitos fatores que causam irritações desagradáveis, inclusive da radiação solar. Por isso, mais motivos para cultivar e cuidar bem da sua barba!

Veja como a barba pode ajudar a proteger sua pele facial.

Protege dos raios solares

homem com barba no verão

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, o rosto que é coberto por pelos faciais tem em média um terço a menos de exposição aos raios ultravioletas, que são prejudiciais à saúde. A pesquisa comprovou que a barba atua como uma barreira de proteção natural.

Evidentemente, os cuidados para proteger dos raios solares não devem ser limitados a barba, sendo importante utilizar o protetor solar. Até mesmo para ter uma proteção mais eficaz em todos os horários de incidência do sol, principalmente se você passar grande parte do dia em atividades ao ar livre.

Apresenta bactérias benéficas

Nem toda bactéria oferece riscos à saúde, aliás, muitas contribuem e são necessárias para o bom funcionamento do organismo. Nesse contexto, a pele é um dos órgãos com maior número de bactérias que ajudam na proteção contra infecções.

Por sua vez, a barba retém uma grande quantidade de bactérias benéficas, ou seja, que convivem bem com o organismo e ajudam a combater outras bactérias ruins e irritações. Portanto, ter bactérias na barba não é sinal de desleixo ou sujeira, elas são importantes, embora a higienização seja indispensável.

Suaviza a pele

Ao cultivar uma barba e mantê-la mais volumosa, e nem precisa ser no estilo lenhador ou viking, você evita o ato de barbear sucessivo, que com o tempo causa irritações e infecções. Essa ação, desde que seja frequente, causa desconfortos como a foliculite, pelos encravados, cortes e coceiras.

Com a barba, você pode manter a sua pele mais suave e protegida, ainda mais com uma boa hidratação utilizando óleo para barba, balm e com os cuidados higiênicos. O resultado é satisfatório, tanto para a sua saúde, quanto para ter um estilo único e imponente.

Dicas para cuidar da barba

fazer a barba

Para ter todos os benefícios a saúde e aparência, não basta apenas deixar a barba crescer e aparar regularmente. É fundamental ter cuidados com a higienização e estética, pois sem ela, os efeitos serão negativos e podem comprometer o crescimento saudável dos fios.

Se você deseja ter uma barba de respeito e qualidade, deve ficar atento aos cuidados de higiene.

Apare os pelos com regularidade

Os fios não crescem de maneira uniforme e no mesmo sentido, isso significa que alguns podem ficar mais rebeldes e desalinhados. Sendo assim, é importante aparar os pelos regularmente, seja na barbearia ou em casa, para manter o corte harmonioso.

Além disso, nas atividades de rotina a barba é exposta a diversos tipos de ambientes e poluição que contribuem para ressecar os fios, deixando-os mais suscetíveis a crescer de maneira desalinhada. Por isso, pentear e aparar os pelos com frequência é essencial.

Utilize produtos adequados para a barba

Os pelos faciais são diferentes dos cabelos e merecem atenção especial e produtos específicos desenvolvidos para atender às características dos mais variados tipos de barba, desde as mais enroladas às lisas. Você precisa ter cuidado com esse aspecto e garantir o uso de produtos feitos para barba, evitando lavar com shampoo para cabelo ou até mesmo sabonetes.

Ao usar os produtos certos, como shampoo e condicionador, você vai ter resultados bons e controlar mais os fios fazem com que a barba permaneça limpa, macia, com vida e bem alinhada. Ter produtos específicos para os pelos faciais é indispensável para todo barbudo moderno.

Cuide da hidratação

A hidratação é tão importante quanto lavar a barba diariamente. Ela é responsável por manter os fios macios e com brilho, além de controlar o volume e contribuir para proteger a pele. Mesmo que você tenha uma barba curta, a hidratação deve ser diária para ter uma aparência bonita e fios saudáveis.

Você pode utilizar diversos produtos para cuidar da barba longa ou curta, como:

É importante salientar que a hidratação deve ser realizada diariamente após lavar a barba, ou quando sair de casa. A aplicação do esfoliante é indicada de duas a três vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele.

Os cuidados diários são essenciais

Ter uma barba saudável e uma pele facial protegida exige cuidados diários, que são muito importantes para ter resultados tanto na aparência quanto na saúde. É a melhor forma de ter um estilo, de fato, imponente e bem cuidado e ainda prevenir desconfortos.

Nesse contexto, investir em hábitos de higiene e nos cuidados gerais com a barba de forma frequente proporciona inúmeros benefícios, que vão superar as suas expectativas com o próprio estilo.

Como você percebeu, a barba protege a pele e não traz vantagens apenas para a sua aparência, pois desempenha um papel importante para a saúde, desde que esteja bem cuidada e higienizada. Portanto, todo cuidado é necessário para tê-la como sua aliada no estilo de vida e bem-estar.

Curtiu o post? Quer saber mais dicas importantes para cuidar da sua barba? Leia agora mesmo sobre os cuidados e formas de evitar a barba ressecada!

Saiba mais sobre os produtos BARBA BRAVA:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *