Todo barbudo que se preocupa com a sua aparência e imagem, certamente, importa-se em manter um rosto macio e cheiroso. No entanto, uma dúvida muito comum nessa “comunidade” é justamente se vale a pena usar perfume para barba ou se há outras maneiras – menos químicas – de deixar os fios sempre suaves e com uma boa fragrância.

Como especialistas em barbas e sempre trazendo dicas sobre cuidados especiais, nós resolvemos preparar um post exclusivo sobre esse assunto e esclarecer sobre essa questão do uso de perfume no rosto.

Quer conferir? Então, continue a leitura e informe-se melhor. Vamos lá!

Afinal, existe perfume para barba?

Sim, existem alguns produtos no mercado para esse fim. No entanto, basta realizar uma pesquisa mínima para notar que tais cosméticos são um tanto quanto duvidosos. O primeiro ponto a ser observado é que quase todos eles são importados – especialmente da China.

Depois, vale atentar-se ao fato de que nenhuma marca nacional investe nessa ideia, ou mesmo recomenda o seu uso, sempre apresentando cosméticos alternativos e com resultados muito mais promissores.

Por fim, todo esse cenário dificulta um pouco a regulamentação desse tipo de produto pelos órgãos fiscalizadores, e acabam sendo comercializados, basicamente, pela internet.

perfume para barba

Mas de que são feitos os perfumes para barba?

Por serem produzidos no exterior, não se sabe ao certo a composição desses cosméticos. Porém, podemos garantir que a maior parte é de concentrados repletos de química e com fragrâncias bem artificiais, o que naturalmente não é recomendado para a saúde e boa aparência da barba.

Por outro lado, não há qualquer estudo ou pesquisa conhecidos sobre os efeitos exatos que esse tipo de produto pode causar no rosto ou nos fios. Contudo, por consentimento geral de cientistas, desenvolvedores e especialistas em cosméticos masculinos, o uso de química no rosto sempre será criticado e desaconselhado.

Por que alguns barbudos insistem em usar perfume para barba?

Ainda que todos os especialistas orientem sobre a utilização de produtos alternativos e com base em ingredientes mais naturais para perfumar a barba, muitas pessoas se deixam levar pelas propagandas e chamadas “milagrosas”. Para explicar melhor por que isso acontece, nós destacamos uma pequena lista do que esses vendedores apresentam como vantagens aos seus clientes. Basicamente, são estes os pontos abordados:

  • preços baixos;
  • praticidade para aplicação, já que não envolve nenhum cuidado específico;
  • sensação de limpeza, mesmo que não tenha nenhuma ação de higienização;
  • fragrâncias que se mantêm por mais tempo, porém repletas de química;
  • economia, pois normalmente são produtos concentrados e que podem durar muito.

Enfim, todas essas vantagens realmente parecem, à primeira vista, trazer benefícios e praticidade aos usuários, e, por isso, muitos acabam deixando-se levar sem sequer imaginar as consequências que o uso frequente desses produtos pode acarretar à saúde e à aparência da barba.

Para exemplificar melhor, separamos alguns desses possíveis danos que um perfume para barba de procedência duvidosa pode proporcionar. Confira:

  • ressecamento dos fios, tendo em vista a quantidade de química e álcool em suas composições;
  • quebra dos fios, pelos mesmos motivos anteriores;
  • possível queda de fios;
  • irritações, vermelhidão e, até mesmo, pequenas queimaduras na pele;
  • agravamento de problemas, como rinite e alergias;
  • aumento da oleosidade e criação de sebos indesejados na barba.

barba irritada uso perfume

Então, como deixar a barba cheirosa sem riscos?

Como vimos ao longo do texto, existem perfumes para barba, porém não há recomendações confiáveis por parte dos especialistas, e, muito pelo contrário, a indicação quase sempre é de se evitar esse tipo de cosmético. Então, como perfumar a barba de forma correta?

Há diversos cosméticos essenciais para manter os cuidados diários com o rosto, que contam com composições bem mais saudáveis para a pele e para os fios, consequentemente, proporcionando fragrâncias e aparência bem mais naturais.

Além disso, algumas boas práticas – não necessariamente ligadas à higienização – podem contribuir para o controle da oleosidade, por exemplo. É o caso de se manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos com mais frequência, já que ajudam a equilibrar o organismo, produzir os níveis adequados de hormônios e manter fios e pele mais saudáveis, evitando a formação excessiva de sebos, óleos e suores.

A seguir, destacamos uma lista essencial de cosméticos de barba que, além de proporcionarem um visual melhor, contribuem para perfumar o rosto sem trazer qualquer tipo de risco.

  • Balm – além da ação modeladora e do brilho impecável que proporciona à barba, o balm perfuma os fios e a pele por muito mais tempo. Também com fragrâncias distintas, é possível encontrar o produto com aromas de café e noz-moscada, até com toques de menta e tea-tree.
  • Óleos – esses produtos também têm uma ação hidratante sem igual para as barbas e com efeitos muito mais prolongados. Além disso, por serem concentrados, seus aromas substituem perfeitamente qualquer fragrância química, sem causar danos ou trazer riscos à pele ou aos fios.

óleo para barba

Outros produtos que contribuem para deixar a sua barba limpa, mesmo que não tenham um aroma muito forte são:

  • Shampoo para barba – cosmético essencial na nécessaire de todo barbudo. Seu uso é indicado diariamente, pois tem uma ação de limpeza e hidratação muito eficaz, além de contar com fragrâncias refrescantes diversas, que vão desde aromas cítricos até de café.
  • Pastas esfoliantes – dos cosméticos mais indicados para a limpeza profunda e hidratação da pele masculina, os esfoliantes também são ótimas alternativas ao perfume para barba, já que contam com aromas bem presentes e muito mais naturais.

Além dessa lista de cosméticos essenciais para deixar a barba cheirosa, outras boas práticas e outros cuidados podem contribuir para um rosto mais saudável e agradável. Anote aí:

  • seque bem a barba após a higienização com uma toalha limpa e evite deixar o rosto muito úmido;
  • penteie os fios para ajudar a desembaraçar e evitar o acúmulo de partículas e sujeiras na barba;
  • não utilize cosméticos que não sejam desenvolvidos para o rosto masculino, ainda que possam ser utilizados nos cabelos;
  • não exagere nas doses dos cosméticos – o segredo está no uso contínuo e adequado de cada produto.

Enfim, essas foram algumas dicas de como deixar o seu rosto mais cheiroso e com um visual mais saudável. Como vimos ao longo do texto, apesar de existir perfume para barba, há alternativas muito mais recomendadas e com resultados melhores à disposição no mercado. Por isso, reforçamos a importância de preferir sempre cosméticos específicos e de origem mais confiável.

Gostou? Quer conhecer produtos que hidratam, dão volume, limpam e deixam sua barba refrescante e cheirosa de verdade? Então, confira nosso catálogo e monte o seu “arsenal” perfeito para o rosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *