Quem sonha em cultivar um belo volume no rosto e manter um visual impecável com a sua barba quase sempre tem que recorrer a uma ajuda profissional – pelo menos no início. E é normal que, para quem está começando a embarcar nesse mundo dos “lenhadores”, se faça um monte de perguntas para o barbeiro.

Não tenha vergonha disso e nem hesite em tirar as suas dúvidas com quem entende do assunto. No entanto, como bons especialistas em barba e sempre dispostos a trazer dicas e sugestões legais aos nossos leitores, resolvemos preparar uma pequena lista de “perguntas para barbeiro” que são realmente essenciais e que, de fato, podem trazer uma informação útil para você. Vamos direto a elas!

1. Qual é o estilo de barba que melhor combina com o meu rosto?

É a primeira e, talvez, uma das mais essenciais perguntas a serem feitas para o barbeiro. Afinal, os traços e o tipo do rosto são fundamentais para se chegar a um corte mais adequado e que combine com tais características.

Como dica para não chegar ao barber shop sem nenhuma referência, vale a pena pesquisar antes algumas sugestões de cortes de acordo com cada tipo de rosto. Lá, ao lado do profissional, vai ficar mais fácil de identificar e definir o melhor modelo que se encaixa em você.

perguntas para barbeiro

2. Quais cuidados básicos devo ter no dia a dia com a minha barba?

Talvez você já saiba que é muito importante cuidar da barba todos os dias, independentemente do tamanho e volume dos fios. Porém, é normal que surjam dúvidas de como proceder e quais são as principais práticas a serem seguidas no dia a dia.

Portanto, faça o máximo de perguntas ao barbeiro que você acredita serem úteis, tome nota das marcas e dos tipos de produtos que ele sugerir e não se esqueça de conferir algumas informações básicas do tipo: qual é a quantidade ideal para cada produto, quantas vezes por dia deve-se aplicar no rosto, se existe uma ordem ideal para cada cosmético etc.

Nós mesmos já publicamos uma série de posts com dicas desse tipo, mas, durante o serviço em um barber shop, você terá a oportunidade de ver, ao vivo, alguns desses procedimentos. Portanto, tudo pode servir como aprendizado.

3. Como manter a linha da barba no pescoço e na mandíbula?

Evidentemente que, com o tempo e a experiência, você passe a fazer perguntas para barbeiro com uma pegada mais técnica e prática, como esta que vamos falar agora. Afinal, a ideia é que, ao longo do tempo, você passe a cuidar de sua barba em casa mesmo e recorra ao profissional apenas quando necessário.

Aparar as pontas e, principalmente, fazer a linha exata da barba no pescoço são práticas que demandam um pouco mais de cuidado e conhecimento. Por isso, informe-se bem com o profissional e acompanhe as suas técnicas de perto antes de tentar por conta própria.

Como dica, observe os movimentos, pergunte quais são os produtos mais indicados para o barbear, o que ele indica como pós-barba etc.

4. Como devo lavar a minha barba?

Entre as perguntas para barbeiro mais comuns, sem dúvidas, essa aparece entre as top 10 e faz todo sentido. Afinal, a higienização do rosto é etapa essencial na vida de um barbudo, e nem sempre é tão fácil como a gente imagina.

Em primeiro lugar, esqueça a ideia de aproveitar shampoos de cabelo ou de uma linha feminina, pois não são feitos para atender às características da pele nem dos fios do rosto masculino. Depois, pergunte quais são as marcas e os cosméticos que ele indica para esse processo.

Por fim, confira como ele aplica tais produtos, a quantidade adequada, a ordem de uso, os movimentos, entre outros detalhes.

Para facilitar a sua pesquisa, pontos importantes como limpeza, esfoliação, hidratação e secagem da barba e do rosto são indispensáveis, e o profissional pode mostrar um pouco de tudo na prática.

lavar a barba

5. Quais são os produtos que devo utilizar na minha barba?

Falamos um pouco da importância de não usar qualquer shampoo na sua barba. Porém, isso vale para qualquer outro tipo de cosmético que não seja específico para o rosto. Isso tem inúmeras explicações e motivos para se seguir, como a ação desses produtos no nível de oleosidade da pele, do risco de ressecamento, da quebra dos fios, da obstrução de poros e até mesmo do risco de quedas e falhas.

Sendo assim, a primeira coisa a se saber é que não se deve economizar e, muito menos, tentar adaptar outros produtos à sua barba. Sabendo disso, você pode informar-se melhor com o barbeiro sobre os tipos de shampoos de barba, condicionadores, balms, pastas esfoliantes, entre outros cosméticos, que ele indicaria para o seu uso em casa, assim como outras dicas de uso no dia a dia.

6. Como devo pentear a minha barba ?

Pentear a barba é um dos cuidados mais importantes e, cá entre nós, um dos mais prazerosos. Por isso, um bom pente de madeira é acessório indispensável na necessaire de qualquer barbudo e deve ser utilizado da forma correta para sempre garantir um visual bacana e perfeito.

O ideal é seguir o movimento de acordo com o desenho da barba e o sentido dos fios, evitando, assim, forçar ou até arrancar um ou outro pelo. Com a barba úmida e com a ajuda de produtos específicos, como óleos ou balms, esse processo certamente ficará bem mais fácil e terá resultados melhores.

No entanto, observar a prática de um profissional sempre vai ajudar no aprendizado. Portanto, atente-se a isso e não hesite em pedir dicas. Ah, e não se esqueça, também, de se orientar sobre como higienizar, secar e guardar o seu pente.

Enfim, essas formas algumas perguntas para barbeiro que são clássicas e muito importantes de serem esclarecidas, especialmente para quem está começando a cultivar a sua barba. É sempre legal aprender e compartilhar novas práticas, informações e conhecimentos. Por isso, até mesmo os mais experientes sempre terão suas dúvidas e questões, e, certamente, nós estaremos aqui para ajudar.

Olha só alguns produtos pra você usar e manter a sua barba bonita:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *