Os cuidados com a barba vão muito além da limpeza. É importante ter em mente que ela exige um tratamento com ações simples, que podem ser tomadas no cotidiano. Dessa forma, é possível prevenir alguns problemas, como ressecamento dos fios, pontas duplas na barba, entre outros.

Neste post, vamos elucidar o porquê do surgimento de pontas duplas na barba, como preveni-las e como tratá-las. Acompanhe!

Por que aparecem pontas duplas na barba?

Assim como o cabelo, os fios da barba também podem ter pontas duplas, que são mais aparentes nas barbas com fios mais longos. Os fios são formados, principalmente, por queratina, uma proteína que constitui diferentes estruturas do corpo, como unhas, pelos e pele, além de lipídios (gorduras).

A proporção é de 80% queratina e 20% lipídios. Juntos, eles proporcionam maior maleabilidade, maciez e força aos fios. Ocorre que a falta de cuidados, o tempo, o sabonete ou shampoo comum, além de outros fatores, aumentam o ressecamento dos fios. Como consequência, ficam fracos, quebradiços e daí surgem as pontas duplas.

Quais são os cuidados com a barba que tem pontas duplas?

Uma barba com pontas duplas geralmente apresenta falta de nutrientes no folículo dos fios. Daí a necessidade de um tratamento que inclui higienização adequada, esfoliação, nutrição e hidratação. Acompanhe a fundo cada um desses itens:

Higienizar adequadamente

Tudo começa com a higienização diária. Pelo menos uma vez ao dia (preferencialmente após as refeições), lave a barba com shampoo específico. Os fios da barba são diferentes dos cabelos e, por isso, não se deve utilizar shampoo para cabelos ou sabonete. Além de ressecar, eles podem irritar a pele, coçar e até ocasionar a queda dos fios.

Entre as vantagens dos produtos destinados especificamente para barba estão a limpeza profunda (da raiz às pontas) e a hidratação dos folículos pilosos.

Nutrir e hidratar

Óleos para barba e balms hidratam os fios, fortalecem a raiz e protegem contra agentes como bactérias e fungos, que podem acometer a barba. Geralmente, possuem formulações naturais, que nutrem e ajudam na proteção contra o sol, diminuem pontas duplas e ajudam a controlar o frizz. O ideal é aplicar após a higienização, com o rosto ainda úmido.

Esfoliar o rosto

A esfoliação do rosto, em especial da região da barba, mantém os poros limpos e sem cravos, além de hidratar a pele. Ela pode ser feita a cada 15 dias ou menos. Em poucas esfoliações, já é possível notar a pele mais saudável e a barba mais bonita.

Posso aparar os fios?

Sim, deve! Em alguns casos, lavar, hidratar e esfoliar pode não ser o suficiente para alguns fios mais rebeldes ou danificados. Nesses casos, o indicado é aparar os fios, porque além de manter a barba alinhada e bem desenhada, ajuda a proporcionar o crescimento saudável dos fios. Se não tiver prática, procure um profissional, para um resultado mais interessante.

Os cuidados com a barba são  indispensáveis, uma vez que seus fios são tão sensíveis como os cabelos. Como visto, não são necessárias ações muito complicadas, nem muito tempo para serem realizadas, mas os benefícios são imensos. Vale a pena o esforço!

Resolvemos suas dúvidas? Aproveite e veja 6 erros de quem usa o aparelho elétrico de barbear!

7 thoughts on “Pontas duplas na barba: porque surgem e como prevenir

  1. Iury reis says:

    Não tem base todas as vezes que minha barba fica da forma e tamanho que quero ela começa a quebrar muito. Pontas duplas e quebrando muito ! Fica uma barba invejável mais dura no máximo 1 mês e começa a quebrar muito !

    • BARBA BRAVA says:

      Oi brother! Sua barba parece estar ressecada e fraca. Como falamos no post, hidratação é essencial para isso. Pode nos contar mais sobre quais produtos você usa, como é sua rotina de cuidados com a barba? Assim fica mais fácil de poder te ajudar!

  2. francisco says:

    olá , tenho uma barba cheia , porém queria deixar ela mais comprida , deixo ela crescer naturalmente porém ela desenvolve até certo tamanho e não vai mais , acredito que eu ja até sei a resposta rsrsrs , mas quero uma opnião para cuidar bem dela , uso shampoo normal de cabelo todos os dias , penteio apenas após o banho e de manhã com pente normal ( ja vi casos que é bom pende de madeira) , trabalho em uma empresa que tem bastante poeira e é bastante seco , percebo q ela sofre muito , pelo fato dela ficar bem embarassada no final do dia , queria deixar ela bem longa , mas não chega ao ponto que desejo , tenho ela a 5 anos . valeu

    • Rafael P says:

      Opa Francisco, tudo bem?
      Muito bom saber que você está procurando meios de cuidar melhor da sua barba, está no caminho certo! Primeiro, como você disse que trabalha em um ambiente que tem bastante pó, então temos que pensar na questão da higienização adequada da barba – é importante lavá-la diariamente, como você tem feito, a única coisa que eu mudaria é o produto que você está usando: o shampoo de cabelo foi feito para uma região que é conhecidamente mais oleosa do que a pele do rosto, por isso os componentes na composição da maioria dos shampoos para cabelo tem um reforço especial para cuidar do sebo do couro cabeludo, que quando usado na barba pode provocar ressecamento e outros problemas até mais graves. Por isso recomendo você a usar um shampoo para barba, que foi desenvolvido especificamente para o pH da pele do rosto e vai limpar sem ressecar e ainda hidratar sua barba no processo.
      Agora que temos a parte da limpeza resolvida, recomendo também o uso de um condicionador para barba, que vai ajudar a hidratar e deixar sua barba mais macia, mais fácil de pentear também.
      Aí, diariamente antes de sair para o trabalho use o balm para barba para dar uma alinhada e também criar uma camada de proteção nos fios, que vai ajuda-lo a não ressecar ao longo do dia e também e não sofrer tanto com a poeira.
      O pente de madeira é realmente melhor pois não gera a eletricidade estática que os pentes de plástico geram, e isso ajuda a não deixar sua barba espetada. O legal é você ter um pente que possa carregar no bolso ou ter com você em fácil acesso ao longo do dia pois pentear sua barba durante o dia ajuda a remover os detritos que podem ficar acumulados ali, principalmente quando se trabalha em um ambiente com poeira. Esses detritos ao longo do dia podem deixar sua barba com aspecto ruim e o pente vai ajudar a mantê-la em ordem.

      Além disso, aqui no nosso blog a gente dá diversas dicas de como cuidar melhor da barba que vão desde alimentação, exercícios físicos e comportamentos =)

      Espero ter ajudado. Se tiver qualquer dúvida, é só dar um toque.
      Rafael – BARBA BRAVA

  3. Luciney says:

    Olá boa noite, me chamo Luciney e gostaria de saber poderia me ajudar com o tratamento para minha barba? Tenho uma barba de tamanho médio e gostaria que ela crescesse mais , trabalho muito tomando sol , e se pudesse me ajudar no tratamento ficaria muito grato. A barba quebra muito e resseca.

    • BARBA BRAVA says:

      Olá Luciney, tudo bem?!
      Será um prazer ajudar. Aqui no nosso blog temos vários artigos que podem ajudar com os temas que você levantou, como por exemplo como ajudar a fazer a barba crescer mais e mais rápido, como cuidar da barba que é exposta ao sol, como reduzir a quebra dos fios e como hidratar a barba. Recomendo dar uma olhada nos artigos aqui.
      Se quiser podemos te dar uma consultoria gratuita via email onde fazemos algumas perguntas pra entender melhor seu contexto e fazemos algumas sugestões pra você. Envie email para [email protected] e ficaremos felizes em ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *