Para os barbudos que curtem a estação mais fria do ano, essas dicas vão ajudar a deixar a barba mais bonita e forte para enfrentar as baixas temperaturas.

Para alguns é a melhor estação do ano, para outros é um verdadeiro pavor. Independente de você ser um barbudo a favor ou contra a estação, cuidar da barba no inverno é muito mais importante nesta época do ano. E nós separamos algumas dicas infalíveis para manter a sua barba cada vez mais forte – e também a sua pele neste inverno, hein. Se liga!

Mas afinal, por que cuidado redobrado no inverno?

Algo natural no inverno, como costumamos ouvir sempre nos noticiários da TV, são as chamadas massas de ar gelado – ventos que costumam diminuir muito a temperatura e trazer a sensação térmica de frio. 

Além de nos levar a tirar o casaco mais pesado do guarda-roupa, a touca e o cachecol, o frio deixa o ar mais seco, e quando entra em contato com nossa pele, especialmente a do rosto, também provoca algumas reações. Ressecamento, descamação, entre outros reflexos, são muito mais comuns com a chegada do frio. Com os pelos do rosto não é diferente. 

O frio pode levar a barba a um maior ressecamento, deixando os fios mais suscetíveis a quedas, pontas duplas, frizz e até mesmo levar a um desequilíbrio da oleosidade natural da pele, que fica mais seca. 

Dessa forma, o cuidado redobrado com a barba no inverno é fundamental. Não podemos manter a mesma rotina sempre. É necessário hidratar mais e ter alguns cuidados. Siga as dicas aí, barbudo.

1. Nem tanto shampoo, muito mais condicionador

Você pode ter achado essa dica em um primeiro momento estranha, mas vamos te explicar: com o frio e o ressecamento dos bulbos capilares no rosto, é exigida ainda mais uma hidratação profunda na barba. Essa ação de profunda hidratação é possível por meio de um produto próprio para isso, como um condicionador para barba

Você não irá deixar de usar o shampoo para barba na sua rotina diária, mas pode abusar um pouco mais do condicionador no momento anterior ao seu enxágue. Além de agir da raiz às pontas dos fios da barba, ele sela as cutículas abertas no momento da lavagem com o shampoo e hidrata o fio ressecado pelo frio. 

Com esse cuidado, sua barba perderá o aspecto seco e quebradiço típico do ressecamento, trazendo mais brilho e maciez. 

2. Evite os banhos com a água “pelando”

Água quente e frio, apesar de uma dupla que dá muito match, com a barba não combina. Afinal, água em temperatura muito alta resseca os fios. Ao ressecar os fios da barba, seu corpo entende que precisa produzir mais oleosidade natural, gerando assim uma barba cada vez mais engordurada ou “sebosa”. 

Se isso acontecer, você cairá no famoso efeito rebote causado por um desequilíbrio da oleosidade no seu rosto e, consequentemente, na sua barba. Dica: use água morna para lavar a sua barba, evite os banhos com a temperatura da água “pelando”, pois isso vai evitar que sua pele resseque ao ponto de produzir erroneamente mais oleosidade natural. 

3. Aparência engordurada? Saiba como fugir do efeito rebote

Como falamos anteriormente, a água quente e o ressecamento podem levar a um desequilíbrio da oleosidade na barba. Se você está sofrendo com aquele aspecto gorduroso no rosto e barba aparentemente sem sentido, aproveite esta terceira dica: utilize o sérum para rosto e barba BARBA BRAVA

Além de auxiliar mais rapidamente no reparo da barreira da pele (onde justamente gera a oleosidade), este produto reduz o brilho provocado pelo excesso de oleosidade. Com o Sérum a sua pele também é favorecida, trazendo uniformidade e maior controle da oleosidade desregulada.

4. Uma rotina antes de dormir

Em nosso outro blogpost, falamos da importância de uma rotina de cuidados com a barba antes de dormir. Essa rotina também pode ser muito eficaz no inverno! Antes de dormir sua barba pode ser melhor hidratada, absorver mais nutrientes e favorecer um crescimento saudável dos fios.

Não deixe os cuidados de lado, barbudo. Para cultivar uma boa barba, uma rotina no dia a dia é fundamental. Afinal, você não quer ter que cuidar da sua barba no inverno só quando rolar um efeito rebote de oleosidade, não é mesmo?

Aquele abraço. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *