Barba, Cuidados com a barba

Como saber se minha barba está saudável?

lazy

Saiba quais são os sinais para identificar uma barba saudável e entenda como impulsionar os resultados dos fios com os cuidados certos     

Hoje o nosso assunto aqui é obrigatório para o barbudo que leva a sério a saúde dos fios. Afinal, com uma barba saudável fica muito mais fácil chegar no resultado tão desejado para os seus fios. 

Se você está aqui, é porque pretende descobrir como identificar uma barba saudável. Pode até parecer uma tarefa complexa, mas relaxe, não é! Por isso, bora lá entender se uma barba está saudável ou não, parceiro!

Como saber se minha barba está saudável? 

O primeiro passo, e o mais óbvio, é olhar para a sua barba. Olhe os seus fios, principalmente as pontas, e fique ligado nesses sinais que vamos citar. Observar como estão os pelos da barba irão te ajudar a saber quais cuidados você precisa intensificar. Aproveita enquanto está lendo este post e já fica de olho aí na sua barba. Abaixo listamos algumas características que podem ser problemáticas e precisam ser resolvidas para que você tenha uma barba saudável:

Pontas duplas

Está com pontas duplas? Opa, um sinal de alerta aí, parceiro. O que isso significa? Que você precisa melhorar a hidratação da sua barba! 

É por esse motivo que a utilização de produtos específicos para a barba é necessário, já que, por serem desenvolvidos para esses tipos de fios, não removem a oleosidade natural do pelos e, consequentemente, não deixam os fios ressecados. 

Ressecamento 

A tão temida barba ressecada pode aparecer em qualquer barbudo, mas principalmente em quem insiste em usar qualquer produto que vê pela frente. 

Geralmente a barba ressecada e áspera surge quando, além da não utilização de produtos específicos, os fios são lavados em excesso e retiram a oleosidade natural produzida pelos pelos. 

Fios quebradiços e com queda  

Nos últimos tempos tem sentido que os fios estão caindo ou quebrando sem nenhum esforço? Sinto dizer, mas esse é um sinal de que a saúde da sua barba não vai bem. Em alguns momentos é normal cair alguns fios, mas tem hora que isso já ultrapassa o comum. 

Barba sem brilho 

Não estamos aqui falando do brilho de uma barba com excesso de oleosidade. Uma barba com brilho significa que ela está saudável. Quando ela não está, os fios ficam opacos e com aspectos de estarem sem vida.

Descamação

A descamação é um processo natural da pele, pois em algum momento ela precisa se renovar. No entanto, a descamação nem sempre é um processo comum, ainda mais quando é acompanhada daquela vontade incessante de coçar a barba. Isso ocorre, em grande parte das vezes, em razão da pele estar seca e com falta de óleos naturais que asseguram a hidratação. 

Caspa

Pesadelo de muitos barbudos, a caspa é um dos principais problemas enfrentados por quem possui uma barba grande. Geralmente associada à descamação e coceira, a caspa, também chamada de dermatite seborréica, é resultante de uma incapacidade da própria pele em produzir hidratação suficiente para todo o fio. 

Pele descamada, lesões avermelhadas e coceira são alguns dos sinais de que sua barba está com caspa. Além, claro, daqueles flocos brancos visíveis e que podem te causar constrangimento. 

Fios duros/espetados

Percebeu uma barba com fios mais duros e espetados? Atenção para a hidratação! Fios mais grossos podem enfrentar esse problema com maior frequência, já que necessitam de maior atenção durante a rotina de cuidados. Apesar disso, os fios duros e espetados não são exclusividade de uma barba enrolada ou crespa.

Todos os barbudos podem deparar-se com fios rebeldes, especialmente quando há uma falta de cuidados essenciais, como a hidratação dos fios. 

Passou por todos esses sinais ilesos? Então precisamos te dar um parabéns, pois está mandando bem demais nos cuidados! Deixa eu adivinhar, os resultados estão bons por aí, não é?

Porém, se você notou um ou mais sinais aí na sua barba, vamos ver agora o que é preciso fazer para ficar longe disso.  

Quais os cuidados essenciais para garantir uma barba saudável? 

Claro que não iríamos deixar de falar quais os cuidados para assegurar uma barba saudável e no capricho. Saiba que eles passam por cuidados básicos, como a higienização correta, uso de produtos adequados, até a própria alimentação e prática de atividade física. A barba pode ficar muito melhor com os cuidados certos! 

Para o barbudo que está deixando a barba crescer, é preciso levar isso ainda mais a sério. Vale ler esse outro blog que fizemos aqui, em que listamos os erros que você deve evitar quando está deixando a barba crescer

Como saber se minha barba está saudável?

Inclua a limpeza na sua rotina 

O rápido e simples hábito de higienizar a barba diariamente traz grandes recompensas para a saúde dos seus fios. Fazer a correta higienização dos pelos remove as impurezas do dia a dia, como poluição, sujeiras, fungos e bactérias que podem ficar presos ali.

Para realizar essa limpeza e não tirar totalmente a oleosidade natural dos fios, recomendamos a utilização de Shampoos para a barba, pois são adaptados às características fisiológicas particulares da barba, que não são as mesmas do cabelo, por exemplo. 

Invista em produtos hidratantes 

Além da limpeza, a hidratação é indispensável para uma barba lisa, macia e com vida. O corpo não dá conta de produzir uma hidratação que chegue em todos os fios, em função disso uma ajudinha com produtos hidratantes é bem-vinda. Assim você passa longe das pontas duplas, dos fios ressecados, opacos e sem brilho. 

Os produtos para hidratação possuem componentes que deixam a barba forte, hidratada, macia e com os fios alinhados. Aposte no Condicionador, para usar logo após o Shampoo, Balm e Óleo para barba. Fora a hidratação, esses produtos também colaboram para uma barba com mais brilho. 

Não ignore atitudes simples, como pentear a barba 

Pentear a barba não só ajuda a deixar os fios todos no lugar, como previne que os pelos fiquem bagunçados e ajuda a equilibrar a oleosidade por todos os fios.  

Tenha sempre um pente ou escova para a barba em mãos ou no seu kit e não sinta vergonha em utilizar para fazer o uso para deixar a barba no lugar. 

Pratique atividades físicas e tenha uma alimentação equilibrada

Além dos cuidados diretos com a barba, é essencial também levar em conta a saúde de dentro para fora. Por essa razão, mantenha sempre uma dieta balanceada com ovos, carne, leite, verduras de cor verde escuro e alimentos ricos em Vitaminas A e B. 

Gostou do post, parceiro? Siga essas dicas, use seus produtos para a barba corretamente e cuide da sua saúde, essa sim é uma receita de sucesso para a barba cheia de dar orgulho!

Manda para aquele amigo barbudo também e vamos deixar todos os barbudos com fios saudáveis e cheios de vida! E fala para ele também acompanhar o nosso blog, tem sempre conteúdo novo sobre o universo dos barbudos. Barbudos unidos sempre!

Receba dicas de cuidados com a barba no seu email.

Assine nossa newsletter semanal

Não enviamos spam e você pode se descadastrar a qualquer momento.
Invalid email address

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *