Os produtos para barba devem fazer parte dos cuidados pessoais do homem moderno. Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, ter uma barba longa e vistosa exige certo trabalho e, em muito, difere-se do estereótipo de alguém relaxado. Para conseguir um efeito estético agradável, a barba deve ser limpa e hidratada regularmente. Para isso, existem produtos apropriados (como shampoos e condicionadores, apenas para citar dois exemplos) que ajudam a garantir a beleza e saúde dos pelos faciais.

Vale ressaltar que, além da rotina de cuidados, o homem também deve pentear e aparar sua barba de acordo com seu estilo. Para isso, é importante contar com um barbeiro de confiança ou, até mesmo, buscar entender mais sobre suas feições para conseguir o efeito desejado.

Neste post, falaremos sobre todos os cuidados essenciais que você deve ter para conseguir melhorar o visual da sua barba forma prática, mencionando os principais produtos e medidas que você deve ter para alcançar seus resultados. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Limpeza da sua barba com shampoo apropriado

shampoo para barba

O primeiro hábito para a conquista de uma barba de respeito é a limpeza. Entretanto, é imprescindível contar com produtos adequados e evitar modismos que não são baseados na ciência. Infelizmente, seu sabonete corporal e seu shampoo de cabelos não bastam para cuidar dos pelos do seu rosto, que são ligeiramente diferentes do restante do seu corpo. Para conseguir a façanha, o ideal é apostar em um shampoo apropriado para barba.

Isso acontece porque o pH dos pelos faciais é diferente do seu couro cabeludo. O shampoo para cabelos tradicional pode deixar os fios da sua barba quebradiços e sem brilho, o que é um prejuízo enorme para quem deseja manter uma. Além disso, não se esqueça de que a pele do seu rosto também é diferente. Ela, do mesmo modo, precisa de cuidados, e o shampoo apropriado leva em consideração todos esses detalhes. Portanto, comece com o pé direito e limpe seu rosto adequadamente para manter a estética e a saúde dos pelos.

Vale mencionar que, com o shampoo apropriado, muitos homens relatam diminuição da coceira durante o crescimento dos fios, que pode acontecer pela sujeira, pelo excesso de pele morta ou até pelo ângulo dos pelos que foram aparados recentemente. Para todos os tipos de pele, o recomendado é a limpeza uma vez por dia.

Hidratação regular dos pelos com o condicionador

A hidratação é o segundo passo para conseguir uma barba bonita. Na maior parte dos casos, os pelos faciais tendem a ficar sem brilho e com aspecto bem áspero. Isso acontece, normalmente, pela falta de hidratação. Assim como seu cabelo e sua pele precisam desses cuidados de maneira regular, os pelos faciais também necessitam dessa atenção extra. Por isso, aposte em um condicionador apropriado e use-o regularmente.

Bons condicionadores hidratam os fios, deixam eles mais macios e com mais brilho logo após o uso. Alguns produtos também garantem frescor, ação antioxidante e adstringente na barba e na pele do rosto. Para os homens que não desejam ter barba muito comprida ou estão cultivando os pelos, essa é uma excelente opção.

Não se esqueça de que a aplicação do condicionador deve sempre acontecer logo após a limpeza. A periodicidade indicada é de pelo menos 3 vezes na semana para quem utiliza o óleo de barba (veremos mais sobre ele em seguida) ou diariamente para quem só faz a limpeza com shampoo adequado.

Importância do óleo de barba

óleo para barba

O óleo de barba é indicado para qualquer tamanho de barba e pode ser um poderoso aliado na sua estética facial. O óleo ajuda a hidratar os fios de maneira mais profunda que o condicionador. Os homens que apresentam pele mais seca fazem parte de um dos grupos que mais se beneficiam desse produto, uma vez que a hidratação ajuda a manter a pele hidratada, vistosa e mais saudável.

Para quem possui pele acneica, o produto também é uma excelente alternativa, uma vez que sua aplicação regular ajuda a regularizar a oleosidade da pele, fazendo com que o brilho excessivo seja reduzido no processo.

Homens com pelos mais curtos também aproveitam do produto, mas a posologia do rótulo deve sempre ser respeitada para o alcance dos melhores resultados. Normalmente, não são necessárias mais do que algumas pressionadas do dosador para conseguir os benefícios.

Utilizando o Balm para dar volume

Além do shampoo, condicionador e óleo, temos o balm, que é um produto destinado a modelagem dos pelos. Sua utilização ajuda a dar volume e alinhar os fios, fazendo com que sua barba permaneça com seu corte e estilo mais definido.

Sua utilização também ajuda a reduzir vermelhidões e irritações na pele por conta da alta concentração de antioxidantes contida em nossa fórmula. Uma hidratação leve também é conquistada com esse produto que facilita a maleabilidade da barba.

Importante mencionar que o bálsamo não faz a barba crescer e nem garante o surgimento de fios em locais sem pelos. Seu uso também é destinado para todos os tamanhos de barba, esteja ela por fazer ou com maior comprimento.

Normalmente, utiliza-se o balm após hidratação, quando os fios já estão secos. Ele faz parte do momento de “preparação”, que é quando paramos para pentear os fios, no caso de quem tem a barba mais longa, ou quando estamos prestes a sair de casa, para quem tem pelos mais curtos e rentes a pele.

Rotina de cuidados

Agora que você já sabe sobre os principais produtos para barba, chegou a hora de informarmos a importância da manutenção da sua rotina de cuidados. De nada adianta ter à disposição todas as melhores opções do mercado, se você não as utiliza regularmente.

Ter uma barba bem afeiçoada é um trabalho constante. Seu dia deve ter um pequeno espaço para comportar esses novos hábitos que devem estar instaurados na sua rotina de maneira definitiva. Para quem tem dificuldade, saiba que alguns minutos pela manhã, logo ao acordar, já são suficientes para garantir uma barba mais bonita.

Esses cuidados devem se estender para a manutenção do corte da sua barba, onde os fios devem ser aparados regularmente para que as melhores características do seu rosto sejam realçadas com seu estilo e, como mencionamos, um barbeiro de confiança é imprescindível nessa etapa.

Lembrando que os produtos para barba são indicados para qualquer momento, seja durante o processo de crescimento da barba ou para a manutenção da estética dos pelos faciais. A utilização desses itens facilita a higiene e garante a beleza aumentando o brilho, maciez e volume dos pelos.

Gostou do nosso post? Entre em contato conosco e veja nossa linha de produtos apropriados para barba — estamos prontos e ansiosos para ajudá-lo na sua jornada e na sua imagem pessoal!

Conheça nossos produtos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *