O problema: Coceira na barba

Você já teve aquela coceira na barba que passou de charmosa para irritante? Não se preocupe, coceira na barba é relativamente comum, principalmente nos primeiros estágios do crescimento para os novos barbudos. Alguns homens tem mais coceira na barba do que outros, esse problema pode estar relacionado à diversos fatores. Em todo o caso, há solução! Continue lendo…

As causas:

Antes de saber como resolver, é importante saber qual a causa da sua barba estar coçando. Elas podem ser diferentes em cada caso, cobriremos aqui as principais causas da coceira: processo de crescimento da barba; pele e fios ressecados e higiene da barba.

Causa 1: Processo de Crescimento

fio de barba cortado com lâmina
A imagem mostra um fio de barba crescendo após ter sido feita com lâmina de barbear. Percebe o ângulo pontiagudo?

Em relação ao processo de crescimento, um dos fatores que causa coceira na barba é um efeito observado ao fazer a barba com a lâmina: o fio é cortado num ângulo que faz com que ele fique pontiagudo e ao crescer  ele incomoda a pele já que vai perfurando seu caminho pela epiderme até a superfície. Em alguns casos os fios podem crescer sob a pele e resultar em pêlos encravados, o que também causa coceira. Apesar de estes fatores parecerem fora do seu controle, você pode sim minimizar a coceira na barba!

Causa 2: Falta de Hidratação:

Outro fator que também causa a coceira na barba é a pele ressecada. A pele por baixo da sua barba pode ficar ressecada por diversos motivos, seja qual for o motivo isso a torna mais sensível. Junte isso ao fato de ter milhares de fios pontudos sendo esfregados nela e… bam! Coceira. Esta causa pode ocorrer em qualquer estágio do crescimento de uma barba, desde as mais curtas às mais longas.

Causa 3: Acúmulo de detritos:

Ao longo do dia nossa barba coleta detritos microscópicos que ao contato e fricção com a pele podem causar coceira. Estes detritos são pequenas partículas de poeira, células mortas ou até mesmo fios soltos. Adicionalmente uma barba que não é propriamente higienizada também pode ter caspa em combinação com determinados tipos de pele e, em casos mais extremos, é um fator conhecido por causar coceira devido justamente ao acúmulo de “flocos” de descamação entre os fios.

Como combater:

Abaixo 4 simples etapas que vão lhe ajudar a combater a coceira na barba.lavar a barba

  • Etapa 1: Limpe

Uma boa e adequada higiene da barba é essêncial por diversos motivos e ela é a primeira etapa para lhe ajudar a se livrar da coceira. Utilizando um shampoo específico para barba você promove a limpeza dos fios, removendo detritos, poeira e células mortas acumuladas ao longo do dia. O motivo de usar um shampoo específico para a barba é que além de ele ser feito para ser utilizado na pele do rosto, que possui um PH diferente do couro cabeludo na sua cabeça, no processo o shampoo para barba também hidrata e suaviza os fios, deixando-os mais maleáveis e menos sujeitos causar irritação na fricção.

  • Etapa 2: Condicione e Hidrate

Após uma boa lavagem (e secagem), amacie e hidrate sua barba utilizando óleo para barba. O uso do o óleo de barba tem diversos benefícios para combater a coceira na barba, são eles: hidrata a pele por baixo da barba, de modo que ela não fique ressecada; amacia os pelos, reduzindo o incômodo na fricção; Com a pele hidratada e o fio macio, outros vilões que também saem da jogada são: caspa e pêlos encravados.

  • Etapa 3: Repare

Caso você identifique por baixo da sua barba alguns pêlos encravados na pele, remova-os com a ajuda de uma pinça esterilizada. Conforme você parar de fazer (raspar) a barba, menor será a incidência de pêlos encravados. Mais um motivo para deixar a barba crescer!

 

  • Etapa 4: Penteie
    penteando a barba

O simples ato de pentear os fios da barba ajuda a ordena-los e treiná-los a crescer numa direção específica, minimizando as chances de fios encravados. Adicionalmente, pentear a barba ao longo do dia ajuda a remover os tais detritos acumulados, retirando fios soltos e células mortas, resultando em menos irritação na pele.

Tenho certeza de que estes 4 simples passos irão ajudá-lo a minimizar ou eliminar totalmente a coceira na sua barba, tirando o inconveniente da irritação causada e fazendo você se sentir ainda mais másculo e confiante com sua barba perfeita.

Produtos citados no post:

 

15 thoughts on “Coceira na Barba? 4 passos para resolver!

    • barbabravaclub says:

      Olá Victor,
      Aqui é o Rafael, autor do post. Eu particularmente não conheço nenhum método além dos citados que funcione de fato. Se você conhecer e quiser compartilhar aqui nos comentários, será muito legal.
      Abraços

      • Victor Hugo Garaluz says:

        Dando uma olhada no YouTube eu descobri que no lugar de xampú para barba da para usar xampú para bebês, facilita no meu caso pois minha irmã tem crises de dermatite(uma doença na pele) as vezes e ela usa o xampú no lugar do sabonete mas foi só isso tbm 🙂

    • barbabravaclub says:

      Oi Rafa! Pode ser sim. Como a foliculite causa uma descamação e inflamação do bulbo capilar, isso pode coçar sim, e muito. O ideal se for este o caso é procurar um dermatologista que poderá indicar um tratamento para o cenário específico.
      Abraços!

  1. Fabiano R. Rodrigues says:

    Galera, queria uma informação. Usei o produto Grecin para barbas e deu uma mega alergia no rosto, tive até que tirar a barba, pois deu até bolhas.
    o que vcs me indicam, para tonalizante de barbas que não terei problemas?
    Será que tudo que usar terei problemas?

    • barbabravaclub says:

      Oi @disqus_AzYHRnp6m6:disqus, cara não é comum ter feridas na região da barba – isso geralmente indica sinal de algum problema.
      Se for seu primeiro crescimento da barba pode ser que tenha um pelo encravado ou tenha nascido um fio embaixo de uma espinha. Em todo caso, se a ferida não desaparecer nós recomendamos procurar um dermatologista.
      Abraços

  2. Anderson O. says:

    comecei a usar o óleo de mamona hoje, fiz a higienização certinha e apliquei o produto, uns vinte minutos depois começou uma coceira nas áreas que já tenho um pouco de pelo. É normal essa coceira ?

  3. Felipe says:

    Olá Eu gostaria de deixar meu bigode crescer, mas toda vez que ele cresce um pouco fica, tipo, pegajoso como seeutivesse sentindo alho grudado na pele. E o que mais me incomoda é que isso só acontece na região do bigode. Como posso deixar o bigode crescer sem sentir este desconforto?
    Obs.: eu lavo e hidrato todos os dias, mas não adianta.

    • Rafael P says:

      Opa Felipe, tudo bem? Nesse caso, pode ser que você tenha alguma condição nessa região da pele, como por exemplo dermatite seborréica, ou algo do gênero. O ideal seria você consultar um dermatologista, que vai avaliar e te dizer melhor o que é e como resolver. Fica tranquilo, deve ser algo fácil de resolver, só é importante verificar. Abraços!

  4. Luciano grein says:

    Victor Hugo Garaluz, gostei de todas suas dicas foi muito util pra mim, higienizaçao, hidrataçao, pentear mais vezes possivel, ate ando com o pente no bolso, alem de tudo isso uma boa alimentaçao e atividade fisica melhora muito o crescimento da barba, tenho 48 anos e é a primeira vez que deixo minha barba crescer, com 6 meses ja esta com estilo lenhador, to adorando agora vai ser dificil tirar kkk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *