Na hora de remover os fios ou aparar a barba, existem muitas ferramentas de manutenção da barba no mercado. Mas qual é a indicada para cada necessidade?

Chegou a hora de dar aquele trato na barba, seja para remover os fios de alguma região ou aparar a barba para deixar tudo no lugar. A hora de realizar essa manutenção é uma parte importante do processo de cultivo da barba, além de muito satisfatória, é claro. Afinal, quem não gosta de dar aquele trato na barba, deixá-la bem alinhada e “na régua”? 

Mas aí você se depara com muitas ferramentas no mercado e não sabe qual delas é a certa para o que você precisa. Hoje vamos te ajudar com isso! Continue aqui.

Para remover os fios de uma região específica da barba 

Todo barbudo às vezes se depara com fios indesejados em alguma parte da sua barba. Com o crescimento natural dos fios, queda e frizz que podem acontecer com o passar do tempo, remover fios indesejados é uma prática que deve ser bastante regular na vida dos barbudos.

Seja na maçã do rosto ou na linha do pescoço, existem basicamente três itens que são ideais para remover todos os fios dessas regiões durante a manutenção da barba. Anote aí: barbeador elétrico, lâmina e navalha. Vamos explicar um pouco sobre cada um deles. Confira!

Barbeador elétrico 

O barbeador elétrico faz o corte dos fios em duas ou três direções. Esse aparelho realiza a sua função de forma mais rápida e personalizada, ou seja, é o certo para quem não tem muito tempo e quer fazer isso em qualquer lugar. 

Se adaptar a cada estilo de barba é um dos seus benefícios. Além disso, ele conta com grades que criam um espaço entre as lâminas e a sua pele, isolam e levantam o pelo que precisa ser cortado. Por fim, puxam esse pelo. 

Caso os fios da região da barba que você deseja retirar sejam rentes, esse tipo de aparelho não é tão indicado. E como não é preciso passar nenhum tipo de produto antes de fazer a remoção, a utilização do barbeador elétrico também pode causar algumas irritações. 

barbeadores elétricos são usados na manutenção da barba

Para te ajudar nas possíveis irritações ou coceira após utilização do barbeador, sugerimos o uso do balm para barba BARBA BRAVA, que contém poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios que protegem a pele, reduzem as irritações e coceiras.

A mesma dica vale para quem vai aparar a barba com uma outra ferramenta bastante conhecida: a lâmina de barbear.

Lâmina de barbear

Com certeza você conhece e alguma vez na vida já deve ter utilizado uma lâmina de barbear. Mais fáceis de manusear, rápidas e com um valor acessível, as lâminas de barbear são famosas por serem muito práticas.

Porém, não se engane! Ao utilizar a lâmina, é muito comum, se você não estiver atento, que perca a mão e tire um pouco da pele no momento do aparo. Com isso, para evitar cortes e outros problemas indesejados, utilize produtos específicos para barbear antes de passar a lâmina na região pretendida, como o óleo para barba BARBA BRAVA, que ajuda a desembaraçar os fios e facilita para a lâmina deslizar com mais facilidade na sua pele.

lâminas de barbear são usadas na manutenção da barba

Navalha 

Para quem quer ser nostálgico e remover os fios à moda antiga ou já tem mais prática, a navalha é mais uma ferramenta existente.

Muito usada antes da invenção dos aparelhos de barbear, ela exige muita habilidade, paciência e mão firme, pois pode machucar ou irritar a pele, já que corta o fio logo pela raiz. Nesse caso, aqueles que já são treinados nesse objeto, conseguem usar com mais facilidade.

Utilizar a navalha é mais demorado do que as formas citadas até aqui, pois é preciso fazer uma preparação com hidratante, óleo e toalha quente. 

Quem deseja uma remoção mais rente, ela é bem apropriada, mas de novo, requer muita técnica e precisão para não gerar cortes na pele. 

navalhas são usadas na manutenção da barba

Para os adeptos da navalha, é sugerido que essa atividade seja feita preferencialmente na sua barbearia de preferência, mas, se você tem o jeito e quer tentar em casa mesmo, a dica é sempre usar após o seu uso combinado de um kit hidratação, como o balm + óleo para barba BARBA BRAVA, pois o corte, por ser muito rente à pele, pode irritar e até mesmo causar inflamações indesejadas. Com esses dois produtos, você sentirá menos as reações!

Se você só quer aparar a barba 

Agora, por exemplo, se a sua intenção é somente aparar a barba, seja apenas as pontas ou modelá-la com uma máquina, você pode optar por uma outra ferramenta: o aparador de fios. 

Aparador de fios 

No mercado existem várias opções de aparador para a manutenção da barba. Muitas vezes chamados de aparador de barba ou aparador de pelos, eles são aconselhados para quem não deseja remover toda a barba e só quer dar aquele trato nos fios. Ideal para quem cultiva tamanho. Assim, você deixa o comprimento no tamanho que deseja ou ainda consegue o desenho esperado.

Sem danificar os fios da barba ou mesmo influenciar no seu crescimento, o aparador é muito prático e fácil de ser manuseado, além de proporcionar diversos ajustes no comprimento do corte. 

Lembre-se, antes de aparar os fios da barba, é preciso que ela não tenha nenhuma sujeira. Dessa forma, para uma boa higiene da barba, a dica é o shampoo para barba BARBA BRAVA, que pode ser usado antes de aparar, para garantir a higienização completa dos fios primeiro. Depois, é só secar bem. 

aparados de fios são usados na manutenção da barba

Em síntese, quando você precisar tirar aqueles fios da maçã do rosto ou da linha do pescoço, utilize um barbeador elétrico, lâmina ou navalha. Já se você só quer aparar para manter a barba cheia, alinhada e no lugar, use um aparador de pelos. 

Bom, você já sabe quais ferramentas utilizar para cada caso e já pode escolher a certa. Desse jeito, já pode conquistar o resultado que tanto quer: barba cheia, bem cuidada e alinhada. E não se esqueça de seguir com os cuidados diários, viu? 

E diz aqui, o que achou das nossas dicas, barbudo? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *