Sabia que os sinais que a barba mostra tem muito a dizer sobre a saúde dos fios? Bora lá entender, barbudo!  

Você até pode não ser fã de plantas, mas sabe quando ela está toda murcha e pálida? Significa que algo não vai bem. Agora, nesse mesmo esquema, pense na sua barba como uma planta. Pensou? Então chega mais que vamos explicar como você pode interpretar os sinais que a barba mostra.

Sabe o que dizem por aí? Não podemos ignorar os sinais que aparecem. E isso também vale para a sua barba, parceiro. Você pode até fingir que não viu, mas vamos te explicar tudo neste post.  

Como entender os sinais que a barba mostra 

São muitos os sinais que sua barba pode demonstrar. Para conseguir dar a volta por cima e seguir com a barba bonita e saudável, você precisa compreender o que cada sinal significa, suas causas e o como reverter a situação. Veja nos próximos tópicos.

Fios sem brilho

Está sentindo que sua barba está sem brilho e totalmente ressecada? E pior, quando é acompanhada por todo o combo de caspa, coceira e descamação. 

Fique atento, parceiro! O que sua barba quer te dizer é que está faltando hidratação aí. Pense em uma planta que recebe pouca água, já viu como ela fica? Sua barba também! 

Quem é responsável por manter essa hidratação, inicialmente, é o nosso próprio organismo. Mas nem sempre é suficiente e você pode acabar fazendo algo que não devia, como higienizar com qualquer produto e lavar em excesso, piorando a situação. 

Mas você pode estar se perguntando, então o que fazer para deixar os fios com brilho novamente? Aposte em produtos hidratantes. Comece já no Condicionador, após a lavagem, e também no Óleo para barba. 

Fios duros e espetados

Fios espetados e todos desalinhados por aí? Assim como no ponto anterior, que falamos dos fios sem brilho, uma barba dura e espetada quer dizer falta de hidratação. Em outras palavras, sinto dizer, mas sua barba está ressecada.  

Barbudões ainda sofrem com isso com maior frequência, uma vez que, devido ao comprimento da barba, a oleosidade natural não consegue atingir todos os fios. 

Por isso, invista em produtos que garantem a hidratação, como o Óleo e o Balm para barba. Além disso, uma limpeza apropriada e desembaraço dos fios também podem ajudar a garantir uma barba macia. 

Pele descamando

Para falar de barba, também precisamos falar da pele. Afinal, se ela não estiver bem cuidada, não é nada bom para seus fios. 

Não vamos apontar culpados, mas um dos grandes causadores de uma pele que sofre com estes problemas é a falta de cuidados. O clima pode sim causar isso, bem como o uso de determinados produtos e a desidratação. Mas o cuidado inadequado é o que sai na frente. 

Dessa forma, quando você perceber que algo está errado com a sua pele, procure identificar em qual etapa dos cuidados diários você está deixando a desejar. Nunca é demais dizer: os fios da sua barba não são iguais ao seu cabelo. 

Além do mais, para deixar isso no passado, intensifique a hidratação e higienize a barba corretamente, principalmente com atenção à temperatura da água, que deve ser de morna à fria. 

Fios com queda 

Seus fios estão com queda? Calma que, muitas vezes, isso faz parte do ciclo natural de crescimento dos fios, que vai desde o crescimento, queda e o nascimento de um novo fio que substituirá o anterior. Então, é normal ter queda nos fios. 

No entanto, é preciso ficar atento quando há um aumento expressivo dos fios que caem, ainda mais quando não respeitam a própria duração desse ciclo e param de crescer, ou até mesmo caem no momento errado.

Quando você percebe isso, é bom prestar atenção em alguns hábitos que são a causa frequente desse problema. Não ter um cuidado correto e higienização inadequada com qualquer produto, colaboraram para que os fios fiquem mais secos, e, consequentemente, sem vida, o que influencia diretamente no aumento da queda. 

Como forma de tentar contornar essa situação, é possível adotar algumas medidas simples. A primeira delas é manter uma rotina de vida saudável, com três pontos principais: manter uma alimentação adequada com a ingestão de vitaminas na medida certa.

O segundo ponto é deixar uma garrafinha de água ao seu alcance para manter a hidratação. Ingerir 2 litros de água, no mínimo, é o ideal. Por fim, praticar atividades físicas ajuda o organismo como um todo, bem como na diminuição do estresse que também pode ser um fator importante para a queda dos fios. 

E para potencializar ainda mais os resultados, adote em sua rotina o Acelerador para Crescimento, ele traz uma redução significativa de queda e quebra dos fios da barba, promovendo um ciclo de vida muito maior aos fios, resultando em uma barba mais cheia por muito tempo.

Fios quebradiços 

Quando seus fios começarem a quebrar demais, é bom ligar o sinal de alerta. Mas calma, isso não significa um problema grave. Na verdade é algo realmente simples, que não te causará dor de cabeça. Ao identificar que os fios estão quebradiços e secos, considere que você está exagerando na limpeza. 

Você está certo em higienizar a barba, mas não deve abusar também. Duas vezes ao dia já é suficiente. Neste blog aqui você pode ler mais sobre erros a serem evitados na hora de limpar a barba

E aí, barbudo, já tinha parado para pensar que os sinais que a barba mostra podem significar tantas coisas que prejudicam a saúde dos seus fios? Confesso que até nós aqui ficamos surpresos. Não podemos ignorá-los, não é mesmo? 

Agora que você já conhece todos eles, observe sua barba e dê um jeito para que os fios não fiquem prejudicados. Aproveita e avisa o seu amigo barbudo para ele ficar esperto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *