Inicialmente, essa pergunta do título do nosso post pode parecer meio óbvia. Afinal, estamos acostumados a uma rotina de usar o tal pós-barba depois de fazer a barba. Mas será que isso faz bem para a nossa pele mesmo? É o que você vai descobrir nessa leitura.

Por que usamos pós-barba?

Se você tem barba, provavelmente já usou o pós-barba. Mas você sabe dizer o por quê de ter usado? Esse produto foi criado para limpar a sua pele após ser raspada. Por isso ele geralmente contêm álcool na sua fórmula.

Quando fazemos a barba, os poros se abrem, às vezes fazemos cortes na pele e até mesmo algumas células mortas são raspadas junto com os fios. Para diminuir as irritações precisamos limpar a pele logo em seguida.

Então, usamos o pós-barba para fazer essa limpeza e muitas vezes até sentimos arder um pouco a pele. Isso é efeito do álcool que está na fórmula do produto. Assim evitamos a proliferação de bactérias ou que sujeiras fiquem dentro dos poros, causando irritação na pele.

Outro motivo para usar o pós-barba é a fragrância. Mas isso você pode obter com outros produtos facilmente.

Entretanto, o uso de álcool na pele, a longo prazo, pode deixar sua pele ressecada e pode causar mais problemas do que benefícios.

É necessário usar o pós-barba?

Em resumo: não. Ele não é algo essencial para a sua rotina de cuidados com a barba. Se você está preocupado com tudo o que falamos acima, a abertura dos poros, irritação, cortes e bactérias, pode cuidar da pele sem usar o pós-barba. Você pode encontrar os mesmos efeitos de redução de irritação e coceira, em um óleo para barba, por exemplo. 

Além de fazer algumas coisas diferentes na hora de aparar os fios.

Então como fazer a barba?

Toalha quente

 

Comece usando a técnica da toalha quente para abrir os poros e facilitar o corte. Depois, você pode usar uma espuma de barbear, ou então o Balm para Barba, que é como nós gostamos de fazer (e já vamos explicar mais pra frente como fazer isso).

Após fazer a barba, lave a sua pele com água gelada e use uma toalha para secar o rosto. Mas com cuidado, não esfregue a toalha no rosto, apenas pressione contra a pele. Isso ajuda a fechar os poros novamente e evita que você machuque a pele do rosto. E pronto!

E agora, o que usar?

Agora você precisa hidratar a sua pele, de preferência com produtos que tenham composições naturais e usem óleo de jojoba, óleo de melaleuca ou manteiga de karité. Esses ingredientes ajudam a diminuir a coceira e irritação. Aí entra outra pergunta muito frequente dos nossos clientes: posso usar o balm ou o óleo no lugar do pós-barba?

Sim! Você pode e deve usar esses produtos após fazer a barba.

Benefícios de usar o Óleo como pós-barba

óleo para barba

Nosso Óleo para Barba é 100% vegetal e composto de óleo de semente de uva que é rico em vitamina E, um antioxidante que ajuda a regenerar o tecido da pele. Além de ter propriedades anti-inflamatórias, que ajudam na cicatrização dos pequenos cortes eventuais ao fazer a barba.

Ele também possui óleo de argan, que garante a alta hidratação da pele, além de também ter ação antioxidante, controlar a oleosidade e combater a acne. E é claro, o óleo de jojoba, que já falamos anteriormente, é responsável por repor a umidade natural da pele.

Além disso, nosso Óleo para Barba contém óleos essenciais que vão deixar aquela fragrância bem masculina e agradável nos fios. 

Apenas lembre-se de secar bem a sua barba antes de usar o óleo, já que sabemos que óleo e água não se misturam!

Benefícios de usar o Balm como pós-barba

balm para barba

Como falamos anteriormente, nós, barbudos da BARBA BRAVA, gostamos de fazer a barba já usando o balm. Tanto para tirar aqueles fios na linha do pescoço, quanto aqueles na maçã do rosto (acima da linha do nariz).

Basta usar um pouco de balm e você consegue espalhar com precisão, coisa que não consegue fazer com a espuma, além dele ser mais translúcido. Então você não só consegue ver exatamente onde está aplicando, como consegue ver onde a lâmina está passando e fica muito mais fácil acertar a linha da barba.

E mais uma vantagem é que ele já prepara os fios, deixando-os mais maleáveis para a lâmina cortar e é um antisséptico pós-barba. Então é só passar uma toalha para remover o excesso e pronto! Você já pode deixar a sua barba alinhada.

Além disso tudo, o nosso Balm para Barba possui manteiga de karité, óleo de argan e óleo de semente de uva. Ingredientes antioxidantes e anti-inflamatórios que protegem a sua pele e reduzem as irritações.

Em resumo

O uso do pós-barba não é essencial na sua rotina de cuidados com a barba. Seu uso a longo prazo pode trazer mais danos do que benefícios.

Ele pode ser facilmente substituído por um Óleo para Barba ou um Balm para Barba. Isso vai depender da sua preferência pessoal. Como explicamos acima, gostamos de usar o Balm já para fazer a barba e isso facilita muito a rotina. Já que você só precisa usar uma toalha para remover o excesso de produto e fios que foram cortados.

Se você prefere algo que tenha uma fragrância mais duradoura, então o Óleo é uma ótima pedida! 

E é claro, você pode aproveitar e usar os dois em conjunto, nós já falamos bastante dessa combinação aqui no blog, tanto sobre a ordem correta de aplicação, quanto sobre a diferença entre os dois

Conheça nossa linha completa de produtos para barba:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *